A equipe da Secretaria de Turismo reuniu, na tarde desta sexta-feira (18), parte do grupo integrante do programa de Hospedagem Alternativa, disponibilizado pela própria secretaria, a fim de atualizar o cadastro dos participantes e aumentar o número de residências e leitos a serem oferecidos aos turistas durante a temporada de inverno. Com uma taxa simbólica de R$ 50,00, os cadastrados podem oferecer suas casas, pousadas e afins aos turistas no período da 28ª Festa Nacional do Pinhão, quando geralmente a rede hoteleira fica lotada, e nos demais eventos que a cidade oferece no decorrer do ano.
As pessoas que tem interesse em disponibilizar seu imóvel para receber turistas podem fazer a inscrição para a hospedagem alternativa junto à Secretaria de Turismo, na avenida Papa João XXIII, 138, na subida para o bairro Petrópolis, até fim deste mês. Os valores arrecadados com o cadastro serão destinados ao Fundo Municipal de Turismo e empregados na aquisição de equipamentos e material de divulgação do município, como a confecção do mapa turístico de Lages.
Segundo o secretário Flávio Agustini, é fundamental que esse segmento seja fortalecido. “O que atrai o turista para a nossa cidade é o chamado turismo de eventos, assim, precisamos informar os visitantes sobre as alternativas de hospedagem quando a rede hoteleira fica lotada”, afirma. Foram apresentados pontos específicos sobre o bom atendimento ao turista e os serviços que podem ser oferecidos durante sua estadia. “Não é pretensão da Secretaria de Turismo estabelecer regras e sim sugerir serviços diferenciados e novas ideias”, destaca a turismóloga da secretaria, Ana Vieira.
Lages conta com 3.657 leitos na rede, incluindo hotéis e pousadas. Com o incremento da hospedagem alternativa o número chega a quase quatro mil leitos. No ano passado 36 residências foram cadastradas. “Além de bem receber o turista, a hospedagem alternativa garante incremento na renda das pessoas que disponibilizam seu imóvel”, afirma Ana Vieira. O cadastro é válido até o dia 31 de dezembro e a cada ano é necessária a renovação para atualizar dados.
Como fazer
Para se inscrever é necessário que os proprietários sigam alguns critérios como disponibilizar fotos dos ambientes, aderir à vistoria do imóvel (trabalho feito pela equipe da Secretaria de Turismo) e pagar uma taxa de R$ 50,00 quando a hospedagem for aprovada. “Qualquer pessoa que tenha interesse em deixar a casa à disposição dos turistas, durante a Festa do Pinhão e demais eventos, pode se cadastrar. O turista que procura esse serviço está ciente que se hospedará em um ambiente doméstico e conviverá com a família que mora no imóvel”, explica Ana Vieira.
A negociação dos valores da hospedagem é feita diretamente entre o turista e o proprietário – a Secretaria de Turismo não se envolve nessa fase, porém, cabe à equipe controlar questões como a disponibilização dos preços das diárias no site. Mais informações sobre o cadastramento das residências e os locais disponíveis para a hospedagem alternativa podem ser obtidas pelo telefone (49) 3225-0722 e pelo site da Secretaria de Turismo: http://www.visitlages.tur.br. Conforme as inscrições e liberação dos imóveis forem acontecendo, eles serão disponibilizados no site onde constarão todas as informações para o turista se localizar na cidade e buscar a melhor maneira de se hospedar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário