quinta-feira, 31 de março de 2016

Novo mapa rural do município é apresentado durante workshop

Novo mapa rural do município é apresentado durante workshop

Uma das novidades compartilhadas na tarde desta quinta-feira (31) entre representantes dos corpos docente e discente do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), durante o Workshop sobre Gestão e Tecnologia de Estradas Rurais, promovido pela Secretaria de Agricultura e Pesca, foi o lançamento do novo mapa da malha viária rural do município. Com o mapa será possível dimensionar e corresponder à meta inicial de direcionar uma equipe de manutenção em cada uma das localidades.
Esta é a primeira versão do mapa. “Temos entraves financeiros, mas estamos buscando o melhor uso dos recursos e, a partir da definição do quantitativo das estradas, desejamos estabelecer o maquinário necessário e adquirir novos equipamentos de frota, redimensionando operários da Patrulha Rural”, pontua o secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian. Hoje a Patrulha Rural conta com três patrolas, duas retroescavadeiras, dois tratores, um trator de esteira, uma escavadeira hidráulica, dois rolos compactadores, seis caminhões, entre outros.
O mapeamento, elaborado em conjunto com o CAV, facilitará os trabalhos de recuperação e manutenção permanente das vias por parte do Município. “Temos ciência de que somente a manutenção não é suficiente para garantir a qualidade, mas poderemos obter ótimos resultados com o Sisger para monitoramento e comunicado de pontos críticos, para acelerar nosso retorno com maior precisão. Estamos há um ano e meio trabalhando nesse projeto”, informa.
Onde encontrar o mapa
Com acesso gratuito e aberto ao público, o evento desta quinta-feira teve como meta divulgar a experiência desenvolvida entre a prefeitura e a Udesc a partir do Sistema de Gestão de Estradas Rurais (Sisger). Da década de 1980, o mapa até então existente não responde mais às características e necessidades. Com a internet, toda a população terá acesso ao mapeamento, que pode ser encontrado no link http://mgo.ms/s/b3m1v e será utilizado pelas comunidades do interior, e também pela urbana, uma vez que sua demanda é ampla.
O Sisger, apresentado recentemente em Brasília, é um conjunto de medidas articuladas para que se tenha estradas melhores para o escoamento das produções agrícola, pecuária e florestal, além da mobilidade assegurada à comunidade para acesso à saúde e educação.
Trabalho em andamento
O estudo a campo, realizado entre educadores e acadêmicos de engenharia, constatou até agora a existência de 1.517 quilômetros de estradas rurais ao longo dos territórios de abrangência de Lages e 34 localidades, em conformidade com o próprio Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (que irá para votação na Câmara de Vereadores nos próximos dias), além de pontes de madeira, bueiros e edificações comunitárias. “A parte de campo ainda não foi finalizada devido a grande extensão. É um trabalho demorado e envolve custos. Foi realizado o rastreamento em 560 quilômetros”, descreve o secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian.
O quinto e último ponto de ações pré-estabelecidas para o Sisger tornar-se integralmente iniciado equivale à sinalização vertical e endereçamento com os nomes das localidades rurais, em que 25 placas refletivas serão instaladas ao longo das vias, em pontos estratégicos. A colocação iniciará na próxima semana. A nomenclatura, de 1974, também passou por modificações. “Agora a questão é melhorar a abordagem de cada um dos cinco itens do Sistema. Melhorar o atendimento, pois muitas vezes temos dificuldade no tempo-resposta para as demandas, a normatização no aspecto de contar com os mecanismos de penalidade sobre o mau uso das estradas de chão batido e a própria manutenção. O Sisger terá desenvolvimento contínuo”, detalha.
Cinco ações
As cinco ações a serem organizadas e estruturadas são atendimento, através das fichas e dos comunicados virtuais com interação via aplicativo GerenciaVias, formado por imagem georreferenciada, breve descrição e contato de e-mail e telefônico; normatização, com a nova Lei Municipal, de 2015, em substituição à Lei de 1911, tratando o tema com contemporaneidade; banco de dados assumido pela Udesc; manutenção e conservação, e sinalização e endereçamento. O Projeto de Lei de 2014 dispõe sobre as estradas rurais, classificando as vias, define diretrizes para construção e conservação, proíbe condutas danosas, autoriza a execução do Programa Pró-Cascalho e o Sisger. O único aspecto mantido da antiga Lei refere-se à largura da estrada, que é de 15 metros.
Novos avanços
Consta no planejamento da Secretaria de Agricultura e Pesca a ampliação de equipes no interior, com a geração de mais uma, além das três existentes, sendo uma voltada para revitalização de pontes. Esses servidores atenderão as três grandes regiões: Índios, no Leste, a mais densa e de maior concentração populacional, composta por Macacos, Cadeados, Lambedor, Três Árvores e Rancho de Tábuas; Salto Caveiras, a Oeste, e Coxilha Rica, ao Sul. Moisés Savian explica que uma bolsista está acompanhando o trabalho de mapeamento de 40 pontos turísticos iniciado nesta quinta (31) na Coxilha Rica, pela Secretaria de Turismo.
Contribuição direta da Udesc
O doutor em Geodésicas, professor da Udesc, Marcos Bendito Schimalski, abordou o trabalho de cadastro das estradas e apresentou o novo mapa, com explanações técnicas. O especialista esmiuçou a criação do banco de dados, baseado em dados geográficos, com rastreios e medições sobre contorno das estradas, eixos da via, pontes, bueiros, tubulações, acessos, corpos de água, classificação automatizada da cobertura de solos e áreas de floresta plantada e natural, e agrícolas. Alguns dos dados repassados são os 2.626 quilômetros quadrados (262.637 hectares) e os 2.810 de áreas agrícolas constatados, os 149 mil hectares de área de campo e os 27 mil hectares de floresta plantada, em sua maioria pinus, além de eucalipto.

TEMPO PARA ESTA SEXTA

MADRUGADA
Céu com algumas nuvens
Umidade Rel.: 97%
Vento: N/NE
Médio: 10km/h
Rajada: 35km/h
26°C
17°C
Fenômeno:
MANHÃ
Sol com muitas nuvens
Umidade Rel.: 97%
Vento: N/NE
Médio: 10km/h
Rajada: 25km/h
26°C
17°C
Fenômeno:
TARDE
Pancada de chuva isolada
Umidade Rel.: 97%
Vento: N/NE
Médio: 10km/h
Rajada: 33km/h
26°C
17°C
Fenômeno:
NOITE
Pancada de chuva isolada
Umidade Rel.: 97%
Vento: N/NE
Médio: 10km/h
Rajada: 36km/h
26°C
17°C
Fenômeno:

Emenda de cem mil reais para ampliação do posto de saúde do Petrópolis




Durante a audiência que debateu a situação da Saúde no município no dia 23 na Câmara, o vereador Agessander Belezinha (PCdoB) aproveitou a presença da secretária municipal Rose Possato Penso para repassar a emenda de R$ 100 mil destinada pela deputada federal Angela Albino (PCdoB) para a ampliação e reforma da unidade de saúde do bairro Petrópolis.
A emenda de número 18810015 ao Orçamento 2016 da União – feita por Angela através de uma demanda de Belezinha – tem como beneficiária a Prefeitura de Lages. A emenda também foi remetida diretamente de Brasília ao presidente do Legislativo Lageano, Thiago Oliveira (PMDB), para ciência também a este poder.
Belezinha encerrou nesta semana sua passagem como suplente no Legislativo. “Ajudei a aprovar projetos importantes, pedimos e atendemos em prol do auxílio à comunidade, ajudando as pessoas que mais precisam de atenção. Agradeço o acolhimento por parte de todos os amigos da Câmara de Vereadores”, disse. O titular da vaga, Vone Scheuermann (PMDB) volta após passagem de cinco meses pela Secretaria de Infraestrutura.

STF mantém decisão de Teori que tirou de Sérgio Moro investigações sobre Lula


Por oito votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde desta quinta-feira (31) que as investigações da Operação Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem permanecer na Corte.
A maioria dos ministros decidiu manter a decisão anterior do ministro relator, Teori Zavascki.  Com a posição do plenário, a parte da investigação que envolve Lula permanecerá no STF e não com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação na primeira instância.
No voto, o ministro Zavascki afirmou que, apesar da questão da legitimidade das interceptações das conversas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fazer parte do julgamento desta tarde, algumas das provas podem perder validade. O ministro citou o fato de uma das conversas ter sido gravada depois do pedido para que as interceptações fossem suspensas.
Pedido relevante
“Cumpre enfatizar que não se adianta aqui qualquer juízo sobre a legitimidade ou não da interceptação telefônica em si mesma, tema que não está em causa, embora aparentemente uma das mais importante conversas tornadas públicas foi gravada depois de ter sido suspensa a ordem de interceptação. De modo que será muito difícil convalidar a validade desta prova. Mas isso, de qualquer forma, não está em questão”, acrescentou Teori.
O relator disse ainda que havia relevância no pedido da Presidência da República para que sejam suspensos os efeitos da decisão que tornou pública as conversas interceptadas.
“São relevantes os fundamentos que afirmam a ilegitimidade dessa decisão. Em primeiro lugar, porque emitida por juízo que, no momento de sua prolação, era reconhecidamente incompetente para a causa diante da constatação, já confirmada, do envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro, inclusive a própria presidente da República. Em segundo lugar, porque a divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas, nas circunstancias em que ocorreu, comprometeu o  direito fundamental da garantia de sigilo que tem acento constitucional”, destacou o ministro.
Danos

Teori Zavascki informou também que  os efeitos da divulgação das conversas são irreversíveis e que, ao suspender a divulgação, serão evitados novos danos.

“A esta altura há de se reconhecer que são irreversíveis os efeitos práticos decorrentes da indevida divulgação das conversações telefônicas interceptadas, mas ainda assim cabe deferir o pedido no sentido de sustar imediatamente os efeitos futuros que ainda possam dela decorrer e, com isso, evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da  divulgação, seja no que diz respeito ao comprometimento da validade da prova colhida, seja até mesmo contra eventuais consequências no plano  da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal”, concluiu o relator.
Votos
Acompanharam integralmente o voto do relator os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.
Os ministros Luiz Fux e Marco Aurélio divergiram dos demais votos. Eles entenderem que devem tramitar no STF somente fatos relacionados com investigados com foro privilegiado. Na avaliação de Fux, a conversa entre Lula e Dilma não há qualquer ilícito, embora o juiz Sérgio Moro deveria ter feito uma análise prévia da prova.
"Fico a imaginar se o juiz de primeiro grau não tem o mínimo de possibilidade de aferição da seriedade dos fatos que se passam sob seu crivo antes de remeter os áudios ao STF", acrescentou Fux.
AGU
Antes dos votos dos ministros, o advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, fez sustentação oral. O ministro chegou a elogiar a atuação do juiz federal Sérgio Moro na condução da Operação Lava Jato, mas disse que a decisão do juiz de divulgar os áudios entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff ofendeu a Constituição e a legalidade vigente.
* Colaborou André Richter.

Mais de 6,5 milhões de contribuintes já entregam declaração do IR

A Receita Federal recebeu 6.580.843 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 até as 17h de hoje (31). O número equivale a 23,1% das declarações previstas para este ano. O prazo de entrega começou em 1º de março e vai até 29 de abril.
O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. A Receita liberou um Perguntão elaborado para esclarecer dúvidas quanto a declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.
aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) na versão Android para a Google Play foi liberado na loja virtual da empresa. De acordo com a Receita, a versão iOS foi enviada para a Apple e aguarda liberação.
Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%.
Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. A estimativa é do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.

Manifestantes de todo o país se reúnem em Brasília em defesa de Dilma


Manifestantes de todo o Brasil se concentram, desde o início da tarde, no Estádio Nacional Mané Garrincha em um ato em defesa da democracia e contrário ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os manifestantes já deram início a uma caminhada que seguirá até o Congresso Nacional. 
Representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Frente Brasil Popular, Janeslei Aparecida de Albuquerque diz que haverá atos em todos os estados e em centenas de cidades do interior. “Brasília, por ser a capital do país, é fundamental para dar visibilidade à nossa insatisfação com o golpe que está sendo aplicado contra o Brasil. Motivo pelo qual entre 700 e mil ônibus vieram para cá, vindos de todos os estados brasileiros”, disse à Agência Brasil.
“O que queremos é barrar esse golpe porque sem crime de responsabilidade esse impeachment é golpe. Em relação às pedaladas, trata-se de remanejamento de recursos públicos. Algo que é feito por todos governos nas esferas federal, estadual e municipal. Portanto nada tem a ver com qualquer desvio de recursos. Está muito claro para cada vez mais pessoas que o que acontece é que quem perdeu a eleição não tem espírito republicano nem democrático. Este é o papel histórico de entidades como a Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo], entidade que sempre agiu contra a classe trabalhadora, arrancando sangue e a mais valia e sem dar retorno justo ao trabalho”, disse a sindicalista.
As palavras de ordem dos líderes do movimento, que falavam ao microfone em sete carros de som que estavam no estacionamento do estádio, ecoavam também nas vozes das milhares de pessoas concentradas, entre elas, a trabalhadora rural Cristiane Rocha Oliveira, 33 anos. Ela passou três dias viajando desde Piripiri (PI) até Brasília, em um ônibus com 48 pessoas. “A gente está cansado das mentiras que vimos na televisão, e viemos até aqui para mostrar que em muitos lugares do país a Dilma é bastante popular pelo muito que fez para melhorar a vida da gente”, disse ela à Agência Brasil.
“Desde que o Lula foi presidente, muita coisa boa aconteceu na minha cidade, principalmente nas escolas. A vida melhorou 100%. A alimentação, a saúde. Há três meses consegui a minha casa [pelo Programa Minha Casa Minha Vida] e parei de pagar aluguel. A Dilma trata o pobre como ninguém antes tratava, e gastar com pobre é um gasto mais digno do que o gasto com o rico, porque é a gente quem precisa”, disse.
As dificuldades de locomoção do cadeirante Marco Borges, 58 anos, não o desanimaram a embarcar em uma viagem de 650 quilômetros - distância entre Santana (BA) e Brasília. “Vale o sacrifício porque minha missão é ajudar a defender a democracia de meu país. Democracia que foi conquistada com muito custo após 1964. O mundo mudou e os tipos de ditaduras também. Agora nosso risco é o de viver uma ditadura judiciária respaldada por uma mídia pra lá de comprometida. É um absurdo a Dilma, que nem investigada é, ser refém de uma pessoa comprovadamente corrupta como o Eduardo Cunha”, disse o aposentado.
“E não podemos aceitar que o Temer se torne o principal e mais importante personagem de nosso país, quando ele só está na vice-presidência graças à Dilma. Ele deveria ajudá-la, e não golpeá-la”, acrescentou o cadeirante que veio acompanhado de um grupo de 50 pessoas. “O Luz para Todos levou a nossa cidade também o acesso à internet. Isso deixou nossa cidade mais bem informada e consciente de que o Brasil é muito diferente.”
Operador de trator, Salvador Gregório, 52 anos, viajou mais de 400 quilômetros vindo de Coromandel (MG) na companhia da esposa, que não quis se identificar. “Estão querendo tirar nossa presidenta e a gente não aceita”, disse. “Vou lhe falar uma coisa: o que o Lula, e depois ela, fizeram para a gente ninguém nunca fez. Em primeiro lugar, eles nos respeitam. Tratam pobre que nem rico. Melhorou a renda lá de casa e a gente espera que isso continue porque a gente precisa ter uma terrinha e parar de pagar aluguel”.
Coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), José Carlos Padilha Arêas diz que a luta para garantir e dar estabilidade ao governo Dilma tem por objetivo a continuidade dos avanços dos direitos sociais dos brasileiros. “Estão usando a crise mundial pela qual passa o capitalismo para prejudicar o Brasil, a exemplo do que fizeram com a Grécia. Esse projeto que o Temer já vem propagandeando, chamado de Ponte para o Futuro, é também um golpe contra os avanços sociais no Brasil”, argumentou.
A economista Clara Sanchez, 28 anos, veio do Rio de Janeiro “para mostrar ao mundo que os brasileiros estão cientes de que a democracia está sob risco, caso o impeachment seja aprovado”.
A escolha por participar das manifestações em Brasília se deve ao fato de, pela proximidade com o Congresso Nacional, a capital facilitar um contato direto com os parlamentares que traçarão o destino do país. “Quero dizer a eles que não será fácil dar esse golpe. Nós temos capacidade de mobilização e vamos mostrar o quão irresponsável seria a deposição de uma presidenta”, disse.
Pelo Brasil
Há atos programados em pelo menos 17 estados em todo o país. 
Em São Paulo, os manifestantes do ato em defesa da democracia e contra o impeachment da presidenta Dilma Roussef ocupam a Praça da Sé e a rua lateral da catedral. Quatro carros de som levam líderes de movimentos sociais e de sindicatos que se revezam nos discursos.
O ato reúne entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), da União da Juventude Socialista, da Central de Movimentos Populares, de diversos sindicatos, entre outros.
No Rio de Janeiro, os manifestantes se reuniram no Largo da Carioca, no centro do Rio. Na avaliação do presidente da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Faferj), Rossino Castro Diniz, a camada mais pobre do país, beneficiária dos principais programas sociais do governo, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, é contrária à tentativa de impedimento da presidenta Dilma.
Em Salvador, o ato começou no início da tarde, na região de Campo Grande. Na capital cearense, a concentração dos manifestantes ocorreu na Praça da Bandeira. 

Lages elabora o Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica

Lages elabora o Plano Municipal de Conservação da Mata Atlântica

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em biodiversidade no mundo e sua influência está nas ações mais básicas do dia a dia. A qualidade do ar e da água, a regulação do clima e a saúde do solo dependem diretamente de seus remanescentes, além de fonte de recursos e matérias-primas essenciais à economia do país. Como os municípios devem assumir sua parte na proteção dessa importante floresta através dos instrumentos de planejamento, Lages está elaborando o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato, explica que o PMMA, previsto em lei, vai trazer muitos benefícios para a gestão ambiental, inclusive sendo inserido no Plano Diretor da cidade.O trabalho está sendo realizado através de parceria entre a prefeitura, pela Secretaria de Meio Ambiente, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e a empresa Klabin. Já foram realizadas duas reuniões, sendo a segunda nesta quinta-feira (31), no Centro Ambiental, reunindo interessados no tema, representantes de organizações não governamentais (ONGs), universidades, produtores rurais, órgãos públicos e outras instituições.
Ações preventivas
Conforme a metodologia adotada, a primeira etapa será o diagnóstico de como estão as questões ambientais na região. Para isso serão coletados dados sobre a realidade local, difundindo a proposta entre as comunidades com trocas de ideias, recebimento de sugestões e discutindo as estratégias necessárias para chegar a uma solução.
O Plano deve conter um diagnóstico preciso da vegetação nativa existente na Serra catarinense, assim como as áreas prioritárias para a preservação e os principais vetores do desmatamento e destruição da vegetação. Uma das propostas é o plantio de matas ciliares formando corredores ecológicos e a adoção de ações preventivas e de reutilização sustentável da mata nativa.
Uma das maiores preocupações é quanto à floresta de araucária, chamada também de Ambrófila Mista, e os campos nativos. Esse tipo de vegetação é o mais ameaçado na região e Lages, por ser o maior município em extensão territorial do Estado é o que mais detém essa espécie de vegetação.

160 VAGAS NO BANCO DO EMPREGO



CÓD
QTDD
VAGA
PERFIL DA VAGA
32
1
Serralheiro em Alumínio e Ferro
Escolaridade e idade não exigida, experiência comprovada na função, conhecimento em medição de obras, perfis, corte para fabricação, montagem, instalação. Trabalhar de segunda a sexta
62
1
Consultor Comercial
Superior cursando em gestão, direito, ou áreas afins, não é necessário experiência
68
1
Teleatendimento / Call Center
Ensino médio completo, não é necessário experiência, para trabalhar das 15:00 as 21:20, inclusive aos finais de semana
70
1
Consultor de Telefonia Empresarial
Ensino médio completo, experiência em vendas externas de telefonia empresarial
80
20
Trabalhador Rural
Não é necessário escolaridade, para trabalhar nos pomares.
91
2
PcD
VAGA EXPCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Ensino médio cursando, não exige experiência
107
1
Vendedor Externo
Ensino médio completo, experiência na área de vendas externas, não fumante, disponibilidade de viagens, CNH.
111
1
Eletricista Munckeiro
Não exige escolaridade, experiência na função, CNH C ou E
123
1
VAGA PARA JOAÇABA – Agente de Crédito
Ensino médio completo, conhecimento em informática, possuir veículo próprio, residente em Joaçaba.
126
1
Balconista de Padaria
Não exige escolaridade, ter experiência comprovada com atendimento a balcão de padaria.
140
2
Pasteleiro
Ensino médio completo, prática com pastéis, massas, cardápio.
141
1
Auxiliar de Padaria
Ensino fundamental completo, experiência na área de panificadora.
161
1
Cozinheira
Ensino fundamental completo, experiência na função.
184
1
Dentista Clínico Geral
Ensino superior em Odontologia completo, não pede experiência, possuir CRO.
185
1
Mecânico Elétrico
Ensino médio completo, experiência em mecânica a óleo diesel, saber ajustar e consertar alternadores de automóveis e caminhões.
192
1
Casal de Caseiros
Ensino fundamental completo, experiência na área, possuir CNH B e conhecimento em trator,é para residir em Alfredo Wagner.
195
1
PDC
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ensino médio completo.
196
1
Pintor Profissional para Trabalhar em Altura
Ensino fundamental completo, experiência comprovada na área, ter conhecimento com tintas e equipamentos utilizados na função, que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
197
10
Auxiliar de Produção
Ensino fundamental cursando, experiência comprovada função, que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
198
1
Operador de Lixadeira Calibradora
Ensino médio completo, experiência comprovada na área, que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
199
1
Operador de Prensa Hidráulica
Ensino médio completo, experiência comprovada na área, que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
200
2
Operador de Perfiladeiras
Ensino médio completo, experiência comprovada na área, que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
201
3
Operador de Serra Circula Múltipla
Ensino médio completoexperiência comprovada na área, que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
202
1
Operador de Serra Fita Vertical
Ensino médio completo, que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
203
2
Operador de Plaina 4 Faces
Ensino médio completo,que more nas proximidades da Área Industrial e imediações.
204
1
Cabeleireiro
Não exige escolaridade, experiência em químicas, cortes e penteados, possuir cursos e carta de recomendação.
205
1
Manicure
Não exige escolaridade, experiência na área, possuir cursos e carta de recomendação.
206
1
PCD
Ensino Fundamental Completo,ter disponibilidade de horários.
207
1
Vendedor Externo
Ensino médio cursando, não exige experiência, de preferência primeiro emprego, possuir carro ou moto.
209
1
Operador de Empilhadeira
Ensino médio completo, experiência comprovada na área, possuir CNH B, curso de operador de empilhadeira e NR 11.
212
1
Auxiliar de Cozinha
Ensino fundamental completo, experiência comprovada na área ou possuir carta de recomendação.
217
1
Subgerente
Ensino médio completo, experiência comprovada na área de vendas e liderança,disponibilidade de horários.
218
1
Técnico em Eletrônica
Curso técnico em Eletroeletrônica.
222
1
PCD
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Ensino fundamental completo.
230
1
Coordenador de Logistíca
Ensino médio completo, experiência comprovada na área, conhecimento de logística, controle e
distribuição de cargas será um diferencial.
231
1
Vendedor Externo
Ensino médio completo, experiência na função e possuir CNH B.
232
1
Vendedor Externo
Ensino médio completo, disponibilidade para viagens, possuir CNH B.
237
1
Cozinheira
Não pede escolaridade, experiência na área.
240
2
Mecânico de Manutenção Industrial
Ensino médio completo, experiência na área, curso técnico será contado como diferencial.
241
6
Vendedor Externo
Ensino médio completo, experiência na área, possuir disponibilidade de horários.
242
1
Mecânico Industrial
Técnico em Mecânica, experiência na área epossuir disponibilidade para viagens.
243
1
Cabeleireira
Não exige escolaridade, conhecimento com cortes femininos, que já tenha uma clientela formada e possuir cursos na área.
244
7
Auxiliar de Produção
Não exige escolaridade, experiência na função, não pode ser alérgico a pó, salário de 960,00.
245
1
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletromecânica, experiência na função e possuir curso de NR 35 e NR 12.
246
1
Eletricista Industrial
Técnico, possuir curso de NR 35 e NR 12, experiência na função, eletricista que entenda de mecânica.
247
1
Vendedor Externo
Ensino médio completo, experiência na função, preferencialmente em materiais de construção.
248
2
Ajudante de Pátio / Entrega
Não exige escolaridade, experiência de pelo na função.
249
1
Motorista de Caminhão
Não exige escolaridade, experiência na função, CNH C.
250
3
Operador de Motosserra
Ensino fundamental completo, experiência na função.
253
1
PCD
PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, Ensino médio completo. Salário R$1.040,78 + benefícios
254
1
Mecânico de Bombas Injetoras e Motores
Não exige escolaridade,experiência comprovada  em mecânica de bombas injetoras de caminhões, besta, ônibus, microônibus e todo os veículos movidos a óleo diesel.
259
1
Auxiliar de Almoxarifado
Ensino médio completo, experiência na área e conhecimento na função, pode ser almoxarifado de supermercado.
260
1
Auxiliar de Marceneiro
Ensino fundamental completo, experiência no ramo de marcenaria de móveis sob medida.
262
1
Vendedor Externo / Automação Comercial
Escolaridade não exigida, experiência em vendas, vendedor externo de informática, automação comercial, veículo próprio.
Trabalhar de segunda a sexta.
264
1
Caseiro Para Cuidar de Sítio
Não exige escolaridade, experiência na função, disponibilidade para morar no sítio, conhecimento de lida de gado, lavoura e etc.
268
21
Operador de Máquinas
Não exige escolaridade,experiência com serra fita, destopadeira e picador.
269
1
Motorista de Ônibus e Vans
Não exige escolaridade, experiência na função, CNH categoria "C" em diante.
270
1
Cozinheiro Profissional
Ensino fundamental completo, experiência na função.
271
1
PCD
VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, Ensino médio completo.
272
1
Chapeiro
Ensino fundamental completo, experiência na área.
273
1
Oficial de Manutenção Civil
Ensino fundamental completo, conhecimento nas atividades de pedreiro, carpinteiro, encanador e funileiro.
274
1
Chapeiro
Não exige escolaridade, experiência na área da cozinha, disponibilidade de horários para trabalhar no shopping.
275
1
Assistente Comercial
Ensino médio completo, vendas de serviços de limpezas, não pede experiência na área.
277
2
Marceneiro
Não exige escolaridade, experiência em fabricação de portas, janelas e rodapés, pode ser auxiliar com experiência.
278
1
Vendedor
Ensino médio completo, experiência em vendas de móveis para trailer.
279
1
Padeiro
Não exige escolaridade, experiência em panificação.
280
1
Recepcionista
Não exige escolaridade, experiência na função, possuir CNH e ter habilidades com manobras de carros, possuir disponibilidade de horários para finais de semana.
281
1
Auxiliar de Cozinha
Não exige escolaridade, pode ser primeiro emprego, se tiver experiência será um diferencial, possuir disponibilidade de horários.
282
1
Motorista de Munck
Ensino fundamental completo, experiência na função.
283
1
Recepcionista
Ensino médio completo, experiência na função, trabalhar de segunda a sexta das 7h40 ao 12h00 e das 13h00 ás 17h28.
284
1
Chapeiro
Ensino fundamental completo, experiência na função. 
286
1
Operador de Plaina
Não exige escolaridade, experiência na função, que saiba regular e operar a máquina.
287
2
Operador de Empilhadeira
Não exige escolaridade, experiência na função.
291
1
Secretária/Auxiliar Administrativo
Ensino médio completo, ensino superior em administração será o diferencial, experiência na função, ter conhecimentos em idiomas.
292
1
Manutenção Predial
Ensino fundamental completo, não exige experiência, de preferência que tenha o curso de elétrica hidráulica, possuir curso de NR 10, NR 35, trabalhar das 14:10 às 22:30 e nos sábados das 9:48 às 18:00 horas.
293
1
Auxiliar Administrativo Financeiro
Ensino médio completo, experiência na área financeira.
294
1
Auxiliar de Serviços Gerais
Não exige escolaridade, possuir experiência na função, preferencialmente morar próximo da igreja do navio.
296
6
Agente de Proteção da Aviação
Ensino médio completo, possuir veículo próprio ou que preferencialmente more próximo ao aeroporto, disponibilidade para trabalhar de Domingo a Sexta, preferencialmente possuir algum curso na área AVSEC. O ou conhecimento em rotinas aeroportuárias, o candidato fará uma semana de curso.
297
3
Ajudante Florestal
Ensino fundamental completo, possuir experiência em trabalho de campo, roçadeiras, corte, poda, limpezas de áreas.
298
1
Ajudante de Caminhão Hidro Vácuo
Ensino fundamental completo, possuir experiência na função, necessário possuir CNH D ou E.
299
1
Empregada Doméstica
Não exige escolaridade, possuir experiência na função, necessário ter conhecimentos na limpeza doméstica e cozinha, trabalhar de Segunda a Sexta.
300
1
Auxiliar de Cozinha
Não exige escolaridade, possuir experiência na função, morar próximo dos bairros Penha, Santa Catarina e Petrópolis.
301
2
Auxiliar de Mecânico
Não exige escolaridade, não exige experiência, ter conhecimento com manutenção de veículos pesados, trabalhar de Segunda a Sábado.
302
1
Mecânico Geral – Linha Diesel
Não exige escolaridade, não exige experiência, ter conhecimento em mecânica geral e linha Diesel.

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...