Moradores do loteamento Bom Jesus II, no bairro Ipiranga, apresentaram ao prefeito Elizeu Mattos, na manhã desta sexta-feira (19), maquete do anteprojeto de implantação de uma praça ecológica em uma área de cerca de nove mil metros quadrados pertencente ao município. Elizeu e os secretários de Meio Ambiente, Mushue Hampel, de Planejamento, Jorge Raineski, e o executivo da Defesa Civil, Adilson Paneck, conheceram o anteprojeto feito pela designer Kareenn Diener. Conforme o prefeito, será possível transformá-lo em projeto, com execução conjunta da comunidade e de equipe técnica da administração municipal.
Agora, o anteprojeto passará por avaliação técnica das Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento e da Procuradoria-Geral do Município para as adequações legais e necessárias para que possa se tornar projeto exequível, seguindo-se os anseios dos moradores do Bom Jesus II. “A iniciativa é exemplar de cuidado com o espaço público e se adapta ao projeto Adote uma Praça já desenvolvido pela prefeitura”, diz Elizeu. O prefeito deu sinal verde para o projeto da praça ecológica e pediu empenho de todos os interessados para que possam ser agilizados os trâmites legais e burocráticos, visando o lançamento do edital da obra o mais rápido possível.
Sustentabilidade
Segundo a moradora do loteamento Bom Jesus II, Kareenn Diener, que é designer e professora do curso de arquitetura da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a ideia de implantação dessa praça têm como pilares questões básicas como o paisagismo, a ecologia e a saúde. “Falamos tanto de sustentabilidade, ecologia, e quando se percebe que próximo de nossas casas existe uma área que pode ser preservada, é preciso que todos se engajem nesta ideia. No Bom Jesus II está acontecendo isso. Temos agora o aval do prefeito e vamos trabalhar para concretizar o projeto”, frisa.
Área de preservação
O terreno reivindicado pela comunidade, para preservação ecológica, é uma reserva institucional, pertencente ao município, tendo em vista abertura de loteamento residencial. Nesta faixa de terra existe um curso de água que abastece a Gruta Bom Jesus, visitada por moradores de toda a cidade. “A recuperação da mata ciliar, com plantio de mudas de árvores nativas, contribuirá para proteger a nascente e a biodiversidade. Já foram plantadas 40 mudas de árvores frutíferas”, destaca Kareenn
Nenhum comentário:
Postar um comentário