A malha viária da zona rural do município está passando por constantes melhorias em sua estrutura. Na tarde desta sexta-feira (12), o secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, vistoriou os trabalhos de manutenção da estrada geral da localidade de Salto Caveiras, acesso para as comunidades de Taimbé e Passo dos Fernandes, além do município de Capão Alto. Os 22 quilômetros de via passarão por patrolamento, entre estrada geral e reparos em pontos críticos.
Há dois anos a via recebeu revitalização completa e desta vez está sendo submetida a uma revisão e resolução de problemas. Em janeiro deste ano, devido à forte seca e ao tráfego intenso de caminhões pesados carregados de toras de pinus, as pedras acabaram sendo deslocadas e sobressaíram à estrada, aflorando no local. Acrescentadas ao patrolamento e cascalhamento parcial, que eliminam buracos e desnivelamentos provocados pela chuva e pedras, estão sendo reexecutadas as canaletas de escoamento da água pluvial.
As pedras soltas estão sendo cobertas com o novo material despejado e devidamente nivelado no solo, chegando-se à espessura de cinco centímetros. “Em alguns trechos estão sendo depositados materiais mais finos. A camada de terra com cascalho, dotada de granulometria mais fina, proporciona melhor aderência, a fim de atribuir maior estabilidade e diminuir o impacto das pedras e a vibração”, pontua Moisés.
O coordenador de equipe, Sálvio Schumacher Assink, diz que a medida evitará que os caminhões carregados de madeira patinem em dias de chuva. Somados aos caminhões de madeira, transitam veículos carregados com produtos da colheita das safras, como trigo, milho, soja, além de adubo e calcário para as extensas lavouras, e ônibus e Kombi escolares. “Os motoristas que passam por aqui tem elogiado a qualidade do material e do serviço”, enfatiza Sálvio.
Mobilidade rural e escoamento da produção
As atividades da Patrulha Rural no Salto Caveiras iniciaram na sexta passada (5) e se prolongarão até março, dependendo das condições do tempo. Posteriormente será dada atenção à estrada da Ilhota do Salto. “Estamos modificando nossa metodologia de manutenção. Ou seja, determinada equipe permanecerá em certa localidade realizando o trabalho das demandas mais urgentes e prioritárias”, revela o secretário Moisés Savian. Ele percorreu as estradas do interior em janeiro. “Fizemos tudo no ano passado e a partir de então estamos atuando na conservação. São nítidas as melhorias”, afirma.
Operações estão sendo finalizadas nas localidades de Gramado e a equipe está se deslocando para Cadeados, onde será realizada recuperação geral das estradas. A programação das próximas localidades a serem atendidas será estabelecida de acordo com os pedidos, situação das estradas e condições meteorológicas. Ao todo, a malha viária rural do município compõe-se de 1.517 quilômetros.
Sisger
Este ano está sendo planejada a sinalização e endereçamento do Sistema de Gestão de Estradas Rurais (Sisger), sendo o seu quinto componente. As informações da base de dados serão publicadas em fevereiro ou março, com disponibilização livre em plataforma. Quanto ao aplicativo GerenciaVias, tem sido um forte mecanismo do Sisger, de interação, e servido para a própria equipe da Secretaria de Agricultura na verificação dos atendimentos que os moradores solicitam por intermédio da ficha de atendimento com fotografia para verificação do problema e tomada de decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário