A Secretaria Municipal de Saúde participou no sábado (13) do Dia D de Conscientização sobre a dengue, instituído pelo Exército Brasileiro. Em Lages, 32 agentes de saúde juntamente com cerca de 200 militares do 1º Batalhão Ferroviário (BFv) saíram a campo em ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus. Já na manhã desta segunda-feira (15), no gabinete do prefeito Elizeu Mattos, a secretária de Saúde, Rose Possato, e o comandante do 1º BFv, coronel Luis Carlos Tomaz Silva apresentaram o relatório da ação.
O prefeito Elizeu Mattos destaca a importância da parceria do Exército nas ações de combate à dengue e diz que a prefeitura tem trabalhado para dotar Lages de uma ampla cobertura na área de saneamento básico. “Sabemos que a coleta e tratamento do esgoto sanitário somam-se às ações preventivas da proliferação de mosquitos vetores de uma série de doenças, incluindo a dengue. Com as obras do Complexo Araucária, por exemplo, haverá mais qualidade de vida à população”, ressalta.
Sobre a ação de sábado
O comandante Luis Carlos Tomaz Silva explica que seguindo o Plano Nacional de Mobilização contra a dengue, o Exército dividiu as ações a serem desenvolvidas em quatro etapas, realizando um grande mutirão junto a mais de 1.200 unidades da corporação militar em outras 200 unidades das Forças Armadas. Além disso, segundo o coronel, já foi instituído o Dia D de Conscientização Escolar, quando os militares irão ministrar palestras sobre a dengue. “Estamos desde já à disposição da prefeitura para palestras nas escolas da rede municipal de ensino”, relata. Segundo ele, não há como combater o vetor (mosquito da dengue) se não houver o envolvimento da população. “O trabalho da equipe da Secretaria de Saúde foi exemplar”, conclui.
Dia D de Conscientização
No sábado saíram a campo na ação conjunta de combate ao mosquito Aedes aegypti cerca de 200 militares do BFv e 32 agentes da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que destes, 20 agentes da dengue já vêm desenvolvendo intensivo trabalho diário de conscientização. Durante o Dia D foram visitados 2.300 residências e estabelecimentos comerciais.
Segundo o coordenador dos agentes da dengue, Márcio Rodrigues, que proferiu duas palestras no 1º BFv, como uma das atividades preparativas para o Dia D, o controle da proliferação da dengue depende muito mais da população do que do poder público. Já o diretor municipal de Vigilância em Saúde, Gilmar Ribeiro, diz que no sábado foram repassadas orientações gerais aos moradores durante as visitas às residências e feita a coleta de larvas, material que está sendo enviado ao Bacen, em Florianópolis, para análises laboratoriais.
Gilmar diz que o departamento de Vigilância em Saúde atende a chamada dos moradores, para denúncias, pelos telefones 3251-7631 e 3251-7225. “O trabalho dos agentes da dengue é permanente e sempre contamos com o engajamento da população, denunciando os casos de acúmulo de água parada onde as larvas do mosquito podem se desenvolver”, exemplifica.
A secretária de Saúde, Rose Possato, declara que já foram instaladas em Lages 100 armadilhas e que existem 250 pontos estratégicos que são visitados periodicamente, como borracharias, ferros-velhos e cemitérios. “Atendemos ainda as denúncias, sendo feitas análises para identificação do vetor. Estamos empenhados no trabalho de prevenção, orientando a população”, assegura Rose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário