Os representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento das Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, o Comitê PopRua, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (18) para a deliberação das primeiras ações e atividades do órgão. Este comitê que é composto por quinze representantes dos órgãos governamentais e quinze dos não governamentais ainda não foi instituído oficialmente, pois aguarda a publicação do decreto municipal por parte do poder Executivo. Neste encontro as pautas de discussão ficaram em torno da leitura do regimento interno, a eleição da coordenação e assuntos gerais.
Por votação e comum acordo entre todos os representantes das entidades foram eleitos como coordenadora do Comitê PopRua a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jamile Yared, que também faz parte do quadro funcional efetivo da Secretaria, como vice coordenadora a representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Lages (OAB), Maria de Lourdes da Silva, a primeira secretária é Emmeline Moura Costa, da Procuradoria Geral do Município e o segundo secretário o padre José Roberto Moreira. Esses representantes terão um mandato de dois anos, após a instituição do comitê.
De acordo com o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, o próximo passo é realizar algumas alterações no projeto de Decreto e o envio ao Executivo para sua publicação. “Uma das primeiras ações deste comitê será a elaboração de um protocolo de atendimento à população em situação de rua. Com isso, vamos ter um documento oficial de como realizar o atendimento e as responsabilidades de cada órgão e instituição neste trabalho”, explica José Amarildo. O secretário destaca ainda que os trabalhos dever ser sempre baseados na Política Nacional de Inclusão Social da População em Situação de Rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário