O Balcão Cidadão consolidou as atividades realizadas nos bairros. O intuito é descentralizar as ações e atender toda a comunidade, principalmente pessoas com dificuldade de deslocamento. No ano passado todos os bairros foram visitados. A primeira ação deste ano foi no Copacabana, atendendo bairros adjacentes, no sábado (30), das 9h às 15h.
O Balcão Cidadão realizou as ações que competem ao órgão, com encaminhamento e emissão de documentos pessoais, como carteiras de identidade e CPF e carteira de trabalho. O evento contou com diversas atividades em parceria com órgãos públicos e instituições. O Banco do Emprego, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda esteve presente divulgando as vagas no mercado de trabalho e fazendo o cadastro dos interessados.
A Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Polícia Comunitária realizaram atividades de educação no trânsito; o Instituto Mix fez pintura facial nas crianças; o Serviço Social do Comércio (Sesc) disponibilizou brinquedos, como a piscina de bolinhas e escorregadores para a recreação dos pequenos. Foi feita uma homenagem in memorian ao senhor Dorides, atleta amador que movimentava o esporte, principalmente o futebol de campo, no bairro. A ação foi realizada ao lado do campo que recebeu o seu nome.
Ações voltadas à comunidade
A moradora Patrícia Jung levou sua mãe, Dilma, para fazer a atualização dos documentos. Elas já haviam participado da ação no bairro Santa Helena e gostaram do atendimento. “Muito bom, além desses serviços, temos a parte de brincadeiras para as crianças”, comenta. Julieta Ferreira Mota integra a Igreja Quadrangular e fez questão de contribuir. Ela ajudou a fazer os bolos que foram distribuídos. “Há mais de 30 anos que eu moro no bairro e nunca tinha visto tanta movimentação como agora”, afirma. Muitas pessoas de outros bairros participaram, como do Vila Marisa, Vila Nova, Petrópolis, Ipiranga e do Santa Helena.
A Igreja Quadrangular forneceu o espaço para a realização do evento, assim como o refeitório, onde foram oferecidos almoços, cachorros-quentes e doces para as crianças. “Ficamos felizes em poder contar com tantos parceiros, somando boas ações, sempre pensando no bem-estar da população”, comenta o secretário-executivo do Balcão Cidadão, Walderlei Germano.
Todos os bairros já foram atendidos no ano passado e alguns recebem o evento pela terceira vez. Mais ações estão marcadas, sendo no dia 3 de março no São Francisco, e outras que estão sendo planejadas. O Balcão tem sua sede localizada em frente à Biblioteca Pública, com atendimento das 13h às 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário