sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Balcão Cidadão vai ao encontro dos moradores dos bairros



Durante esta sexta-feira (12), a comunidade do bairro da Penha e adjacentes participa do Balcão Cidadão Itinerante, com ações centralizadas na Casa do Povo, sede da associação de moradores. Com início às 8h, nas duas primeiras horas a ação comunitária teve a participação da rádio Guri, com equipe de reportagem interagindo com o público através de entrevistas, e com a presença de secretários municipais.
Segundo o secretário-executivo do Balcão, Walderlei Germano, esta é uma oportunidade para que os moradores, também através de emissora de rádio, possam expor suas reivindicações e receber a resposta do poder público de forma imediata. “Temos o revezamento das rádios Guri e Clube em nossas ações itinerantes e logo teremos a participação de uma emissora de TV, a qual está interessada em se integrar ao Balcão Cidadão nos bairros”, informa.
A Penha é o terceiro bairro-polo de Lages. “Já estivemos no Copacabana e na Cidade Alta, este ano, sendo que em 2015 visitamos um total de 15 bairros-polos, abrangendo toda a área urbana. Além disso, nossas ações integradas e centralizadas contemplaram sete escolas, os asilos e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)”, enumera o secretário-executivo.
 
Atendimentos
Somente pela manhã, o número de atendimentos chegou a mais de cem, com destaque para os encaminhamentos para confecção de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e certidões de nascimento. Adriana da Silva Moura, acompanhada do pai, procurou o Balcão Cidadão para encaminhar a segunda via da carteira de identidade e requerer a segunda via da certidão de nascimento. “Nasci em Curitiba (PR) e agora moro em Lages. Preciso de uma nova via do registro de nascimento. O trabalho da prefeitura facilitará muito para mim, poupando-me tempo e dinheiro”, diz. O Balcão Cidadão tem parceria com cartório de Lages, que não cobra pelos serviços prestados.
O Balcão Cidadão atende a comunidade, de segunda a sexta-feira, na sede da secretaria, localizada ao lado da Biblioteca Pública Municipal, junto ao parque Jonas Ramos (Tanque). “Para se ter ideia da demanda de serviços, somente na quinta-feira (11) atendemos mais de cem pessoas que precisavam de carteira de trabalho. Por dia temos feito a média de oito atendimentos especiais a idosos, deficientes físicos ou pessoas acamadas. Nestes casos as pessoas nos telefonam e nós vamos até à residência delas. São atendidos pedidos de carteira de identidade e de trabalho, CPF, Cartão SUS e certidões de nascimento”, frisa o secretário Walderlei Germano. Hoje o Balcão Cidadão conta com 30 servidores públicos municipais efetivos.
 
Parceiros
Integraram-se às ações comunitárias, na Penha, o Serviço Social do Comércio (Sesc), com o brinquedo cama elástica; o Instituto Mix, com serviços de limpeza de pele, cabeleireira e manicure; Projeto Revivar, com pintura no rosto para crianças; Polícia Comunitária, e o Programa Paternidade Responsável.
A coordenadora do Paternidade, Rita Lang, destaca que a presença nos bairros visa receber diretamente as pessoas interessadas no processo de reconhecimento e declaratória de paternidade. Ela explica que o programa recebeu prêmio do Conselho Nacional de Justiça, tendo sido idealizado pelo juiz Sílvio Orsatto. “Elizeu Mattos, quando deputado estadual, foi quem apresentou, na Alesc (Assembleia Legislativa) o projeto de lei da Paternidade Responsável (aprovado e em vigor no Estado de Santa Catarina)”, lembra Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...