quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

TUDO DENTRO DA REGRA

O Natal Felicidade está bem organizado e a cada dia estou superando a meta de vendas. O trabalho que a prefeitura está fazendo para os ambulantes ajuda muito para mantermos nossa renda.” Valdivino Marcelino
 
Seja na venda de alimentos ou brinquedos e balões de personagens, que fazem a alegria da criançada, os pontos fixos foram sorteados entre os interessados (Foto: Marcio Avila)
 
Mais de 30 alvarás foram disponibilizados pela prefeitura para que os ambulantes possam comercializar seus produtos durante os 23 dias de programação do Natal Felicidade. Integram a comissão servidores das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Fazenda (através do setor de fiscalização) e de Saúde (com a Vigilância Sanitária).
Seja na venda de alimentos ou brinquedos e balões de personagens, que fazem a alegria da criançada, os pontos fixos no entorno da Catedral Diocesana e no calçadão das praças João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho foram sorteados entre os interessados que, em comum acordo, aceitaram a proposta e desde o primeiro dia do evento estão comercializando seus produtos e garantindo uma renda extra neste fim de ano.
Segundo a coordenadora da Secretaria de Turismo e turismóloga, Ana Vieira, os ambulantes podem comercializar livremente, mas sem atrapalhar as apresentações do palco da Catedral, das Águas Dançantes do chafariz do calçadão e o Túnel Encantado. “Solicitamos os locais adequados para venda e pedimos para que os ambulantes que não possuem alvará fixo fiquem nas adjacências destes caminhos, eventualmente ele passa de um lugar para outro, mas sempre respeitando o acesso dos visitantes”, relata.

Impacto econômico
Para entenderem melhor o espaço de cada ambulante, um mapa foi elaborado para orientá-los sobre os limites de acesso. Além disso, todos os credenciados possuem identificação do evento, seja com coletes ou crachás. “Assim, a pessoa que pretende consumir algo no Natal Felicidade estará ciente de que o profissional está credenciado e oferecendo produtos de qualidade”, ressalta. A venda destes produtos, conforme explica Ana, resulta em um impacto econômico muito grande para o município com o alto fluxo de turistas. “Procuramos atender a demanda, credenciando os lageanos para as funções. Com isso o incremento de renda se torna visível”, diz.
Para a venda de brinquedos, como há a nova lei municipal que regulamenta a atuação dos ambulantes, os alvarás só foram liberados mediante apresentação do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) em cada item. Já para a venda de alimentos a Vigilância Sanitária se fez presente em cada ponto e para liberar os alvarás identificou as regras que os ambulantes precisam seguir.

Altos índices de venda
Valdivino Marcelino trabalha há mais de 40 anos com a venda de espetinhos de carne e frango e já comemora os altos índices de vendas. Ele está presente na maioria dos eventos da cidade. “O Natal Felicidade está bem organizado e a cada dia estou superando a meta de vendas. O trabalho que a prefeitura está fazendo para os ambulantes ajuda muito para mantermos nossa renda”, destaca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...