Não há mais dúvidas de que o trabalho do técnico é determinante (para o bem e para o mal) no desempenho de uma equipe em uma competição. Em seu 'pesquisão', o site UOL Esporte entrevistou 108 jogadores das séries A e B e eles elegeram os melhores e os piores treinadores do futebol brasileiro em 2015. Os cinco primeiros representam os melhores e os cinco últimos, os piores. Vale ressaltar que o portal decidiu divulgar apenas a primeira casa decimal. Confira o resultado:
1. Os 5 melhores - Tite - 62,5%
Alguém imaginava algo diferente? Técnico campeão brasileiro pelo Corinthians e elogiado por 10 entre 10 comentaristas de futebol, Tite subiu uma posição em relação ao ranking do ano passado e foi eleito pelos jogadores o melhor treinador do futebol brasileiro em 2015.
2. Mano Menezes - 4,6%
Um dos grandes responsáveis pela recuperação do Cruzeiro no campeonato, Mano Menezes saltou de sétimo lugar na pesquisa do ano passado para a segunda colocação na deste ano. A Raposa, que se preocupou com o rebaixamento em um determinado momento, chegou a sonhar com a Libertadores sob o comando do gaúcho.
3. Dorival Júnior - 4,6%
O título da Copa do Brasil e a vaga na Copa Libertadores não vieram, mas é inegável que Dorival fez um bom trabalho com o elenco do Santos, recheado de jovens promessas e jogadores até então desconhecidos, e por isso foi eleito o terceiro melhor técnico do Brasil.
4. Cuca - 3,6%
Fora do Brasil há quase dois anos, Cuca não foi esquecido pelos jogadores. As excelentes campanhas do Galo nas últimas edições do Brasileirão e o título da Libertadores de 2013 marcaram os atletas do futebol brasileiro, que o colocaram na quarta colocação entre os melhores comandantes do Brasil.
5. Marcelo Oliveira - 3,6%
Fechando o top 5 de melhores treinadores do Brasileirão, o técnico do Palmeiras pode ter tido um desempenho aquém do esperado no Brasileirão, levando sua equipe ao modesto nono lugar, mas compensou isso com o título da Copa do Brasil e a consequente vaga na Copa Libertadores.
6. Os 5 piores - Celso Roth - 14,7%
Inaugurando a parte dos piores técnicos, Celso Roth foi eleito pelos jogadores como o pior treinador do Brasil em 2015. Conhecido por torcedores, atletas e dirigentes por seu estilo retranqueiro, Roth dirigiu o Vasco, que acabou rebaixado à Série B, até agosto.
7. Vanderlei Luxemburgo - 8,2%
Atualmente na China, o 'pofexô' já não faz mais o mesmo sucesso que fazia à beira dos gramados brasileiros antigamente. Luxa comandou o Flamengo e o Cruzeiro no Brasileirão 2015 e foi demitido de ambos. Foi lembrado pelos jogadores como o segundo pior técnico do país.
8. Enderson Moreira - 8,2%
Terceiro pior treinador do Brasil em 2015, Enderson Moreira parece realmente não ter agradado. Ficou no Santos até março, depois no Atlético-PR até abril, dirigindo o time em apenas oito jogos, e, no Fluminense, de maio até meados de setembro.
9. Vagner Mancini - 2,7%
Mesmo sendo um dos responsáveis por levar o Vitória de volta à Série A, Vagner Mancini não foi muito lembrado pelos jogadores e foi eleito o quarto pior técnico do futebol brasileiro neste ano.
10. René Simões - 2,7%
Atualmente sem clube, René Simões figurou nas Séries A e B do Brasileirão em 2015. Dirigiu o Botafogo até julho, quando foi demitido. Assumiu o Figueirense em agosto, mas o clube catarinense o dispensou após apenas oito partidas. Foi eleito o quinto pior técnico do Brasil em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário