Com o Internacional de Lages muito perto de ter presença confirmada em sua primeira Copa do Brasil (a divulgação da lista completa de clubes e o sorteio dos primeiros confrontos serão no dia 11 de janeiro), o Natal de 2015 tem um outro marco para o futebol da cidade: há exatos 100 anos, Lages recebia sua primeira bola de futebol.
No Natal de 1915, o comerciante Martinho Nerbass recebeu um pacote com brindes da filial paulistana da fábrica de calçados inglesa Clark. Os agrados ao sapateiro lageano incluíram uma bola de futebol. Martinho a entregou a seu filho, Janjão, que pediu ao amigo Octávio Silveira Filho para escrever uma carta à Clark perguntando como encher de ar aquele presente. Na resposta à consulta, a Clark enviou uma bomba de ar e um livro com as regras do esporte. Nascia o futebol na cidade.
O episódio da chegada da primeira bola de futebol a Lages, que inaugurou o esporte na terra do Leão Baio, está relatado em "Aquelas Camisas Vermelhas", livro do advogado e escritor Mauricio Neves de Jesus lançado em 2012. A obra conta a história do Inter de Lages, mas dedica um capítulo inteiro aos primórdios do futebol lageano, nos anos pré-Inter. O clube só seria fundado em 1949, 34 anos depois de a Clark enviar a bola inaugural a Martinho Nerbass.
Janjão organizou a primeira partida em um campo próximo de onde fica o atual terminal urbano, no Centro da cidade. O trio de pioneiros - Martinho, Janjão e Octávio Silveira Filho - hoje dá nomes a ruas de Lages.
Fonte: Site do Inter de Lages
Nenhum comentário:
Postar um comentário