terça-feira, 10 de novembro de 2015

Saúde trabalha para garantir recursos do PMAQ

A adesão é a garantia de que os serviços prestados na saúde pública serão melhores e isso reflete diretamente na atenção ao paciente
 
O intuito é melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Atenção Básica (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Há três anos a Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde. O intuito é melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Atenção Básica. A secretaria tem até o dia 30 para protocolar a adesão junto ao governo federal.
A adesão ao programa deve ser feita a cada 24 meses e as equipes, segundo a secretária Rose Possato, estão empenhadas e trabalhando para manter o programa no município. “Estamos reescrevendo toda a portaria para essa nova adesão e nos programando através de uma comissão onde todos os colaboradores e os representantes das categorias estão envolvidos na discussão e elaboração do documento”, explica.
A adesão ao PMAQ é a garantia de que os serviços prestados na saúde pública serão melhores e isso reflete diretamente na atenção ao paciente. Com o programa, o Ministério da Saúde viabiliza recursos específicos a ser aplicados na melhoria da qualidade de atendimento. Esse recurso pode ser investido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através da aquisição de novos equipamentos, na qualificação do pessoal e também em repasses financeiros de incentivo ao colaborador.
No dia 25 de novembro a comissão e equipes das UBSs se reunirão para acertar os últimos detalhes da portaria. “O principal objetivo do PMAQ é refletir positivamente na comunidade, por isso os servidores têm o interesse de que seu trabalho, as condições de estrutura física das unidades de saúde e os equipamentos sejam melhorados, além do recebimento do incentivo, que também é importante”, pondera Rose.
Cerca de 600 servidores participarão do programa, sendo toda a equipe de Saúde da Família com médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), dentistas, auxiliares ou técnicos de consultório dentário; equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas; também na atenção secundará e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).
Os colaboradores, bem como a estrutura das Unidades de Saúde, serão acompanhados e avaliados por uma equipe de fora, vinculada a uma universidade. Essa equipe verificará a estrutura física das Unidades, o processo de trabalho e a satisfação do usuário. “Baseada nesses indicadores de saúde e nas atividades propostas e desenvolvidas especificamente nas comunidades, teremos a nota final e dependendo do resultado ficará estabelecido o valor de recursos que o Ministério da Saúde repassará à Atenção Básica do município. Quanto melhor for a avaliação, maior será o recurso e isso refletirá diretamente na melhoria do serviço prestado”, ressalta a secretária.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...