quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Prefeito vistoria obras do condomínio Gralha Azul

“As pessoas estão empolgadas, otimistas e esperam com ansiedade o término da obra. É nosso interesse que seja entregue o mais rápido possível, considerando que estas famílias estão em casas provisórias e esperam por um lar definitivo.” Elizeu Mattos
 
As casas, em sua maioria, já foram erguidas, faltando 28 para fazer a fundação e colocar a laje (Foto: Marcio Avila)
 
O prefeito Elizeu Mattos vistoriou as obras do condomínio Gralha Azul, no bairro Várzea, construído para abrigar as famílias remanejadas das margens do rio Ponte Grande e que se encontram em aluguel social pago pela prefeitura. A visita foi acompanhada pelos secretários de Planejamento, Jorge Raineski, de Habitação, Caetano Palma, o procurador-geral do Município, Maurício Batalha, e representantes da Caixa Econômica Federal e da empresa Melchioretto.
A construção entrará em um novo cronograma e os trabalhos serão acelerados, com grande expectativa de que seja entregue em um prazo de cinco meses. “As pessoas estão empolgadas, otimistas e esperam com ansiedade o término da obra. É nosso interesse que seja entregue o mais rápido possível, considerando que estas famílias estão em casas provisórias e esperam por um lar definitivo”, diz o prefeito. O aluguel social pago pela municipalidade durante esse período chega a um valor de R$ 80 mil mensais.
Para ser entregue falta concluir a infraestrutura das ruas entre as residências, que serão pavimentadas, além do cercamento interno e acabamento das mesmas. As casas, em sua maioria, já foram erguidas, faltando 28 para fazer a fundação e colocar a laje. A rede de esgoto e seus emissários estão prontos e a última etapa a ser realizada será o paisagismo.
As residências são geminadas, com área de terreno de 240 metros quadrados cada e 53 metros quadrados de área construída. O projeto, dentro dos princípios da sustentabilidade, prevê a possibilidade de ampliação do imóvel, construção de garagem e jardim. O condomínio conta com um salão de festas e área de integração.

Condomínio será transformado em loteamento
A Caixa Econômica Federal já autorizou os trâmites para transformar o condomínio Gralha Azul em loteamento, com escrituras individuais, melhorando ainda mais as condições de infraestrutura no local. “As questões urbanísticas são muito importantes e os loteamentos atendem melhor essa expectativa, com maior liberdade para as pessoas. Condomínios requerem um comprometimento maior dos moradores, que infelizmente, por conta da cultura de cada família, traz algumas dificuldades, pois a convivência é mais complicada dentro de condomínios”, comenta a gerente de filial da Gerência de Habitação da Caixa, Denise de Souza dos Santos.
Outra vantagem dos loteamentos é a maior integração com a cidade. A assistência e demandas de infraestrutura são divididas com a prefeitura, como manutenção das ruas e iluminação pública. “Desde a primeira vez que visitei a obra visualizei um ótimo modelo de empreendimento habitacional. Ganhou pontos por serem casas geminadas e os lotes em tamanho maiores, com foco na sustentabilidade através de espaços disponíveis para fazer compostagem. Muitas famílias já visitaram e gostaram da estrutura”, conta Denise.

Selo Lages 250 anos
O prefeito Elizeu Mattos sugeriu que seja feito um trabalho social com as famílias que passarão a residir no loteamento, com palestras e cursos. “Esta será uma das nossas obras modelo e ano que vem passará a integrar peças publicitárias com o selo ‘Lages 250 anos’, um empreendimento que possui diferencial e qualidade em nossa cidade”, diz Elizeu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...