segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Flores da estação deixam Lages mais colorida para o Natal

A intenção é que os visitantes e moradores tenham as melhores sensações, com uma cidade decorada com o espírito natalino, limpa e florida na época mais emocionante do ano
 
O foco da produção nas estufas do horto são as espécies tagete, sávia, com coloração vermelha intensa, e o alisson (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Na contagem regressiva para o início das festividades do Natal Felicidade, que será aberto oficialmente no dia 1° de dezembro, a produção de flores de verão e plantas ornamentais acelera no Horto das Flores, no bairro Várzea. O paisagismo na cidade, coordenado pelo engenheiro agrônomo Giovanni Tomazelli, dará um colorido especial às ruas, avenidas e praças. A intenção é que os visitantes e moradores tenham as melhores sensações, com uma cidade decorada com o espírito natalino, limpa e florida na época mais emocionante do ano.
O foco da produção nas estufas do horto são as espécies tagete, sávia, com coloração vermelha intensa, e o alisson. Somente da sávia existe uma quantidade expressiva, de quase 20 mil mudas produzidas, prontas para serem implantadas nos locais estratégicos da cidade. A tagete vem de uma safra diferente com cerca de 30 mil unidades, com cores amarela e laranja bem vibrantes, próprias para jardins. O alisson, muito usado para acabamentos e ornamentações, tem um potencial próximo a 30 mil mudas.
Também estão sendo desenvolvidas no horto as espécies perenes, utilizadas nas forrações, que são os lambaris, dinheiro em penca e as festucas. “Estamos nestas produções já com o intuito de obter melhor qualidade, focando no Natal. Estas espécies começaram a ser produzidas a cerca de quatro meses para que estivessem bem estabelecidas e bonitas nesta época”, explica Giovanni.
A duração dos canteiros depende de fatores como a quantidade de chuvas e de calor. O excesso de umidade pode atrasar o desenvolvimento pleno das flores. “Como são flores de verão, elas precisam de calor, o que não ocorreu nos últimos dias, por isso houve um pequeno atraso. Mas vamos conseguir uma média de três a cinco meses de florada, deixando a cidade com um aspecto muito bonito”, diz.

Locais estratégicos
As produções de flores focadas no paisagismo são resultado de três anos de estudos e experiências, desde quando esse tipo de tecnologia passou a ser implantada na cidade. “Tivemos experiências negativas e positivas e agora entendemos bem sobre o que realmente está adequado para cada época do ano, conforme o clima serrano. Não temos bibliografia que explique exatamente o desenvolvimento sob o frio severo que temos”, afirma o agrônomo.
Aproximadamente 25 mil mudas da estação estão prontas para serem plantadas nos locais estratégicos da cidade. Uma força-tarefa foi iniciada na rua Correia Pinto, seguindo pelos canteiros centrais da avenida Presidente Vargas, os calçadões das praças João Costa e Túlio Fiuza de Carvalho, a praça João Ribeiro (em frente à Catedral), praça do Terminal Urbano, o parque Jonas Ramos (Tanque), rótula da rua Frei Gabriel, inclusive com a manutenção de forma artesanal onde já foram instaladas.
Além do Centro, outros locais receberão atenção, como o jardim em frente à rodoviária, as rótulas dos cemitérios Cruz das Almas e o Nossa Senhora da Penha, a praça dos Bandeirantes (em frente à Unifacvest), avenida Dom Pedro, entre outras praças e parques. Com a instalação do Túnel Encantado, a rua Nereu Ramos e demais vias decoradas do Centro receberão acabamentos com o paisagismo.
A rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica) está quase pronta. Nela foram introduzidas tecnologias novas como a falsa alcaparra, fisalis e canteiros com lambaris, fazendo um efeito cascata nas muretas das floreiras e espécies comestíveis, como sávia, alecrim, cheiro verde, manjericão, hortelã, alfovaca, pimenta vermelha e arruda.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...