quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Parceiros do Outubro Rosa promovem evento na praça João Costa

Durante o mês de outubro o Ceasm irá proferir palestras, orientações, distribuição de materiais impressos de conscientização e prevenção ao tema principal do Outubro Rosa: a periodicidade do exame de mamografia e descoberta do diagnóstico precoce
 
Na manhã desta quarta-feira estacionou na praça João Costa um caminhãozinho itinerante com furgão rosa, atraindo olhares e interesses femininos. Colaboradoras deram boas-vindas ao público (Foto: Cao Ghiorzi)
 
A programação do Outubro Rosa está atraindo olhares e interesses das mulheres. Na manhã desta quarta-feira (7) estacionou em pleno calçadão da praça João Costa um caminhãozinho itinerante com furgão rosa com o letreiro: “Viva Linda com O Boticário”. As cores e uma das maiores marcas mundiais em perfumaria e cosméticos provocaram a curiosidade feminina. Elas puderam se cadastrar para receber bônus e retirar brindes nas lojas da marca e manifestar interesse em se tornarem revendedoras. No Brasil são seis caminhões itinerantes. O que está em Lages está rodando há 80 dias pela região Sul.
A presença do veículo, vindo de Porto Alegre (RS), compõe a série de eventos promovidos pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), em parceria com entidades, empresas e projetos de Lages como a Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt), Clínica Le Santé, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Projeto Alô, Elô.
Durante a maioria dos dias de outubro o Ceasm irá proferir palestras, orientações, distribuição de materiais impressos de conscientização e prevenção ao tema principal do Outubro Rosa: a periodicidade do exame de mamografia e descoberta do diagnóstico precoce do câncer de mama, elevando para até 95% as chances de êxito no tratamento de quimo e radioterapia, e consequentemente, a cura.
Em Lages, um dos ícones da luta contra o câncer de mama trata-se de Eloilse Oliveira, a Elô, colaboradora da Vara da Fazenda, que emprestou seu nome a um projeto que leva orientações e lições de vida para grupos de mulheres. Ela mesma percorre os locais com seus relatos, encampa e apoia iniciativas.
Entidade defensora da autonomia e independência feminina a partir da qualificação de mão de obra, a Samt esteve representada no evento pela coordenadora de projetos Luciana Lima. A Samt cultiva uma parceria com o Alô, Elô para a arrecadação de mechas de cabelo com intuito de confecção de perucas para empréstimo a mulheres em tratamento quimioterápico. As mechas são entregues para a empresa fabricante de perucas Kalli Cabelos, em Itajaí, retornando para Lages onde são cedidas gratuitamente.
365 dias de cuidados
A coordenadora do Ceasm, Nathalia Paes, reitera que o veículo repleto de produtos de beleza e rejuvenescimento consiste em uma nova forma para atrair os olhares do público-alvo da campanha. “Enquanto O Boticário divulga seu trabalho, o Ceasm divulga o seu”, explica Nathalia. “O cuidado deve ser feito 365 dias por ano. O Outubro Rosa, obviamente, é um mês especial, de alerta total contra o câncer de mama. A mamografia é mais importante do que o autoexame dos seios. O autoexame ajuda, mas precisa ser complementado”, orienta.
Ana Paula Cruz tem 20 anos e estava passando pelo calçadão. Ela trabalha como instrumentista e estuda biologia na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Ana Paula tem ouvido falar muito das ações do Outubro Rosa e se sente aliviada de não ter nenhum caso de câncer na família, nem com amigas. “Minha mãe tem 50 anos e costuma fazer mamografia. É uma preocupação minha apesar da pouca idade. Todos devem dar importância para a causa. Os homens também podem incentivar a saúde e a autoestima das mulheres”, entende.
Ainda nesta quarta-feira e na quinta (8) acontecem palestras sobre Saúde da Mulher voltadas às colaboradoras da empresa Flex Contact Center. Para o sábado (10) está marcado na praça João Costa o Dia D. No dia 14, às 9h, será proferida palestra para funcionárias da empresa Nutriplus. No dia 23, às 14h, colaboradoras e mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras V), no bairro Santa Mônica, poderão acompanhar palestra sobre Saúde da Mulher. Funcionárias da Klabin também receberão orientações. A data será marcada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...