Outubro foi um mês repleto de atividades alusivas à saúde da mulher em Lages. Cada vez mais as lageanas estão conscientes sobre a importância da prevenção e muito disso se deve às campanhas locais e nacionais aderidas pela Secretaria Municipal de Saúde. E para encerrar o Outubro Rosa, uma missa será realizada especialmente para as mulheres, nesta quinta-feira (29), às 19h, na Catedral Diocesana.
Segundo a coordenadora do Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), Nathalia Paes, além de marcar o encerramento das ações de outubro, a missa também será celebrada para incentivar a continuidade do autocuidado das mulheres com o próprio corpo. “Será uma celebração com toda a equipe do Ceasm, apresentação de um coral e homenagens às mulheres. Vamos encerrar a campanha com a sensação de missão cumprida”, diz.
Neste mês foram realizados seminários e oficinas com profissionais da saúde, palestras em empresas, grupos de educação em saúde atuando junto à comunidade e coletas de preventivos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Ceasm, se estendendo no horário noturno.
Nathalia conta que neste mês de campanha o movimento e número de atendimentos no Ceasm praticamente triplicou, o que não deixa de ser preocupante, pois demonstra que as mulheres somente procuram cuidar da sua saúde após intenso trabalho de conscientização, o que deveria ocorrer o ano todo.
Ela diz que o diagnóstico precoce é muito importante para doenças graves, como o câncer de mama e de colo de útero. “Temos unidades de saúde espalhadas por praticamente todos os bairros, que prestam os mesmos atendimentos. As mulheres precisam procurar esses serviços também nos outros meses do ano”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário