quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Habitação e Cohab reformam casa de idoso no Caravágio

O diretor de Habitação, Volnei Pereira, e a assistente social da secretaria, Ana Paula Ribeiro, realizaram quatro visitas na tarde desta quinta-feira
 
Foram feitos reparos em toda a cobertura, assoalho e repartimentos (Foto: Marcio Avila)
 
Ivo Córdova de Figueiredo, 78 anos, está recebendo um dos maiores presentes de sua vida. Cadastrado na Secretaria de Habitação há pelo menos cinco anos, ele mora na rua Visconde de Taunay, bairro Caravágio, e foi uma das 13 famílias contempladas pelo Programa Cohab Cidadã, uma iniciativa do governo do Estado, através da Companhia de Habitação (Cohab), com a parceria da prefeitura, em Lages, por intermédio da Secretaria de Habitação. O programa beneficia moradores sem condições de custear melhorias em suas casas.
Ivo mora com o filho, de 35 anos. A renda da família é formada pelo seu benefício governamental no valor de R$ 788,00 e pelo salário do filho, trabalhador em uma empresa de esquadrias metálicas. De acordo com o morador, a antiga estrutura da casa apresentava uma série de problemas que provocavam risco à sua saúde, entre elas, assoalho baixo e cobertura deteriorada.
Segundo ele, a casa deve ter, em média, 50 anos. “Pra gente, nessa idade, viver melhor numa moradia significa um grande presente”, destaca. Foram realizados reparos em toda a cobertura, assoalho e repartimentos. A previsão é de que as obras estejam prontas até esta sexta-feira (2). O diretor de Habitação, Volnei Pereira, e a assistente social da secretaria, Ana Paula Ribeiro, realizaram quatro visitas na tarde desta quinta-feira (1) e uma delas foi à residência de Ivo.

Como funciona
O Cohab Cidadã consiste em um programa do governo do Estado, executado em parceria com os municípios, em que estes celebram um convênio com a Cohab. As famílias selecionadas já faziam parte dos cadastros da secretaria. A casa de Ivo é concernente ao convênio firmado entre a prefeitura e a Cohab em 2013 quando 13 famílias foram escolhidas.
A Cohab é que delimita critérios próprios para enquadramento no programa, como ter lote legalizado. As reformas são no valor de até R$ 10 mil por unidade. A Cohab fornece o recurso financeiro para aquisição dos materiais e a prefeitura, como contrapartida, disponibiliza a mão de obra. São operários que fazem parte do quadro funcional da Secretaria de Habitação. “Cada casa necessita de um tipo específico de reparo, como elétrica, reboco e pintura”, pontua Volnei Pereira. Até a tarde desta quinta três reformas estavam em andamento: Caravágio, Novo Milênio e Tributo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...