sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Embora chuvas possam diminuir no fim de semana, população deve estar atenta

O Morro Grande está sendo permanentemente monitorado com a presença de uma viatura da Defesa Civil, pois há altos riscos de movimentação de massa devido ao solo estar encharcado
 
Na iminência de qualquer problema deve-se comunicar à Defesa Civil através dos telefones de emergência 199, 8406-4037, 3222-9661 ou 193, com o Corpo de Bombeiros (Foto: Cao Ghiorzi)
 
O volume de chuvas deverá diminuir bastante no sábado e domingo, segundo a Defesa Civil do Estado. No sábado (10), chuva e raios em boa parte do Estado, alternando com períodos de melhoria, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. No domingo (11), condição de chuva e temporais isolados do Planalto ao Litoral. Em Lages, agentes da Defesa Civil de Lages monitoram os pontos considerados críticos. O helicóptero Águia 04 do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) fez um sobrevoo na região do rio Carahá. Perto do meio-dia desta quinta-feira (8) foram registrados os primeiros pontos de alagamento nesse dia.
O nível do Carahá se elevou e ocasionou pontos de transbordamento em frente ao Fórum Nereu Ramos e em frente à Associação Empresarial de Lages (Acil). No bairro Sagrado Coração de Jesus foram detectados pontos de alagamento na rua Casemiro de Abreu. As ruas João Maria de Jesus e Catulo da Paixão Cearense (São Miguel), Girassol (Penha), Alagoas (São Cristóvão), José Berlim (Universitário), das Bracatingas (Habitação), Portugal (Guarujá), Lídio Reis e Manoel Augusto Neves (Centro) foram alagadas.
Na rua das Bracatingas, por volta das 23h desta quinta, caminhão e agentes da Defesa Civil ajudaram famílias a serem removidas de pontos críticos para a casa de parentes, com transporte de seus pertences. Vias de tráfego foram interditadas na quinta. No fim da tarde, entre 18h e 19h, foi um dos horários mais críticos no trânsito, com a saída do trabalho, ida para casa e movimentação para as universidades.

Em alerta
A Defesa Civil tem emitido alertas constantes em seu perfil na rede social Facebook, com recomendações e informações sobre a atenção que deve ser redobrada em relação à planície de inundação dos rios Ponte Grande e Carahá, e os riachos Passo Fundo e Ipiranga. Uma cratera se abriu em meio à rua Virgílio Ramos, no Morro do Posto, provocando a interdição do tráfego e uma grande enxurrada desceu pelas escadarias do bairro, alagando lotes particulares. Também no Morro do Posto houve um deslizamento de barranco, sem vítimas.
O Morro Grande está sendo permanentemente monitorado com a presença de uma viatura da Defesa Civil, pois há altos riscos de movimentação de massa devido ao solo estar encharcado. Pequenos acidentes de trânsito ocorreram na quinta. “As pessoas não devem esperar a última hora para nos chamar. A qualquer sinal de subida das águas, pedimos à comunidade que nos acione”, conclui o secretário-executivo da Defesa Civil, Adilson Panek.

Contatos
À população de regiões ribeirinhas e de risco a Defesa Civil orienta que na iminência de qualquer problema deve-se comunicar à coordenadoria municipal através dos telefones de emergência 199, 8406-4037, 3222-9661 ou 193, com o Corpo de Bombeiros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...