sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Balcão Cidadão descentraliza ações


 
Nesta sexta-feira a equipe está no Colégio Santa Rosa de Lima atendendo a uma solicitação da direção da instituição, considerando que muitos estudantes ou funcionários não tem a documentação completa ou está desatualizada
 
A estrutura é levada até os mais diversos locais no intuito de facilitar o trâmite às pessoas que não tem conhecimento sobre como fazer, não dispõe de recursos ou de tempo para isso (Foto: Cao Ghiorzi)
 
A ideia de descentralizar os serviços do Balcão Cidadão, na confecção de documentos pessoais para a população, tem dado certo. A estrutura é levada até os mais diversos locais no intuito de facilitar o trâmite às pessoas que não tem conhecimento sobre como fazer, não dispõe de recursos ou de tempo para isso. Nesta sexta-feira (2) a equipe está no Colégio Santa Rosa de Lima atendendo a uma solicitação da direção da instituição, considerando que muitos estudantes ou funcionários não tem a documentação completa ou está desatualizada.
A coordenadora pedagógica do ensino médio, Nereida Scur Gamborgi Vallin, explica que devido a essa carência já aconteceram transtornos, como em viagens que os alunos fizeram e não dispunham de documentos fundamentais. “É sempre comprometedor viajar com crianças pequenas ou alunos novos que chegam à instituição sem a documentação em dia. Também para a realização do vestibular, no caso dos alunos maiores, é necessário tê-los atualizados, por isso foi muito facilitador a ação e disponibilidade da equipe do Balcão Cidadão em nos atender”, diz a coordenadora.
Além da carteira de identidade estão sendo encaminhados o CPF e a carteira de trabalho profissional. “Temos muitos alunos sendo encaminhados para o mercado de trabalho. A partir dos 16 anos já participam de programas como o menor aprendiz ou estágios em empresas. A carteira profissional é muito importante para eles” comenta.

Quem receberá os documentos de graça
O trabalho também foca na conscientização dos pais sobre a importância de se ter a documentação desde a primeira infância, com crianças a partir de zero ano, matriculadas no maternal e berçários. Os alunos com atestado de carência não pagarão as taxas para a confecção dos documentos. Os demais, com condições financeiras farão o pagamento normalmente. Todo o material utilizado será reposto para o colégio para que seja utilizado em comunidades carentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...