a partir de hoje, o sistema prisional catarinense passa a contar com mais 599 vagas. A Penitenciária da Região de Curitibanos, que fica em São Cristóvão do Sul, ganhou um novo anexo.
Essa unidade é considerada uma referência nacional, porque praticamente todos os presos estudam ou trabalham. Isso gera oportunidade, dá uma segunda chance aos apenados, como o Jeferson, 24 anos, e o pai, Aristiliano, 43. Os dois cumprem pena juntos desde 2010, quando se envolveram em um homicídio.
Na penitenciária, eles começaram a trabalhar na produção de estofados. No mês que vem, eles passarão para o regime semi-aberto. Vão retornar à sociedade com dignidade, qualificados em uma nova profissão. É resultado do esforço deles, do Estado, e também dos empresários que acreditam e apoiam a ideia, o que faz de SC exemplo para o Brasil quando falamos em ressocialização.
➡
Com essa obra, é zerada a demanda de presos condenados que ainda permaneciam em presídios na região. E também reduzido o déficit carcerário em Santa Catarina. Desde 2011, já foram abertos 4,2 mil vagas no sistema prisional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário