terça-feira, 29 de setembro de 2015

Eleição do Conselho Tutelar será neste domingo

 
“O processo eleitoral segue o mesmo formato de uma eleição política, a única diferença é que não teremos a urna eletrônica e sim a urna de lona com voto manual”. José Amarildo Farias
 
Desde o dia 1º de agosto os candidatos já estão nas ruas em campanha divulgando seus respectivos números de votação (Foto: Ari Junior)
 
Será realizada neste domingo (4), das 8h às 17h, a eleição unificada para os Conselheiros Tutelares em Lages. Participam do processo 17 candidatos que serão escolhidos através do voto popular para ocuparem cinco vagas titulares (os mais votados) e cinco suplências. De acordo com o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, podem votar as pessoas com mais de 16 anos, que já possuam título de eleitor. “O processo eleitoral segue o mesmo formato de uma eleição política, a única diferença é que não teremos a urna eletrônica e sim a urna de lona com voto manual”, diz o secretário.
Os locais de votação estão sendo divulgados para a comunidade. Eles não serão nos colégios tradicionais de uma eleição política, mas sim nas áreas e territórios de abrangência dos seis Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica, Bela Vista e outras duas escolas do interior, uma em Índios e outra no Salto Caveiras, como também na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Desde o dia 1º de agosto os candidatos já estão nas ruas em campanha divulgando seus respectivos números de votação. “É importante lembrar que nos locais de votação os eleitores terão à disposição, assim como acontece em uma escolha política, o nome dos candidatos com seus números”, salienta José Amarildo. Uma novidade com relação às eleições anteriores para os conselheiros tutelares é que os eleitores poderão votar somente em um candidato de sua preferência e não mais em cinco. Todo o processo segue rigorosamente as orientações do Ministério Público e do Tribunal Regional Eleitoral.
A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Mariléia Wolff Tubs, destaca que o processo eleitoral dos conselheiros tutelares já iniciou no primeiro semestre com a divulgação do edital de eleição, capacitação e prova eliminatória. “Iniciamos os trabalhos com 43 inscritos, uns desistiram e outros foram eliminados por não atingirem a nota mínima na avaliação técnica”, explica Mariléia. Os novos conselheiros serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016 para um mandato de quatro anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...