segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Assistência Social capacita entrevistadores do CadÚnico

 
A ação atende uma norma do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome
 
Central de cadastro dos programas sociais do governo federal está vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. (Fotos: Ari Junior)
 
Durante toda a semana passada as técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Josiane Cristine de Souza e Maria Tereza Ternes Bayer, ministraram uma capacitação para os entrevistadores do Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal.
Nesta etapa dezessete trabalhadores da secretaria participaram da ação. O Cadastro Único para os Programas Sociais tem o papel fundamental de mostrar a realidade e as necessidades das famílias vulneráveis, sendo uma base de dados das famílias de baixa renda de cada município.
Esta capacitação é uma exigência do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem como objetivo qualificar os entrevistadores para uma melhor compreensão das mudanças nos novos formulários, para que saibam como coletar corretamente as informações por meio destes instrumentos, possibilitando um melhor diagnóstico da realidade populacional.
Através da inscrição no Cadastro Único as famílias podem participar de alguns programas sociais, ente eles: Programa Bolsa Família, Tarifa Social da Energia Elétrica, Tarifa Social da Água, Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre outros. “É importante ressaltar que a inclusão no Cadastro Único não garante a entrada imediata em nenhum dos referidos programas”, diz Josiane.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...