segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Lages desenvolve sistema de gestão para as estradas rurais


 
“O objetivo do Sisger é melhorar a gestão e por consequência a qualidade de vida da população do interior.” Moisés Savian
 
Para aperfeiçoar esse mapa do município adotou-se o aplicativo App Gerencia Vias (Foto: Marcio Avila)
 
Os pedidos diários junto à Secretaria de Agricultura e Pesca, feitos por moradores do interior do município, motivou a implantação do Sistema de Gestão das Estradas Rurais (Sisger), o qual se caracteriza como um conjunto de medidas articuladas desenvolvidas pela administração municipal visando melhorias na qualidade da malha viária.
O Sisger surgiu no início do ano de 2013 e de lá para cá importantes ações foram desenvolvidas, destacando-se o georreferenciamento das estradas, pela Secretaria de Agricultura em convênio com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que revelou a existência de 1.517 quilômetros de estradas vicinais no município. Desse total, 552 já estão mapeados por equipe técnica que percorre o interior de Lages.
E para aperfeiçoar esse mapa do município adotou-se o aplicativo App Gerencia Vias, ferramenta que todos os usuários de smartphone ou tabletpodem utilizar, gratuitamente, para fotografarem os pontos críticos a serem reparados, enviando as imagens georreferenciadas pelo Google Maps para conhecimento da equipe gestora da Secretaria de Agricultura.
Projeto de Lei das Estradas será enviado pelo Executivo municipal ainda neste mês à Câmara de Vereadores, fazendo parte do conjunto de medidas do Sisger. “O Projeto de Lei engloba a responsabilidade que os transportadores têm em relação à conservação das estradas e incentivo como o programa de apoio ao cascalhamento. Trata-se de um documento amplamente discutido com a comunidade, incluindo participação dos sindicatos”, explica o secretário Moisés Savian.
O Sisger teve como inspiração o livro publicado pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Santa Catarina, o qual, por sua vez, se baseou em programa de gestão existente nos Estados Unidos da América (EUA).
Resultados
Comparando o número de pedidos feitos em 2014 (foram 260) com os do primeiro semestre de 2015 (em torno de cem), houve uma queda de 35%. “Nossas equipes de recuperação de estradas e de pontes estão em permanente atividade, atendendo a demanda de serviços, e o Sisger tem facilitado as ações”, avalia Moisés. “O objetivo do Sisger é melhorar a gestão das estradas rurais e por consequência a qualidade de vida da população rural”, conclui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...