sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Educação promove palestras para auxiliares de serviços gerais e cozinheiras

 
O objetivo é capacitar e motivar as profissionais para a jornada de trabalho, o convívio social e familiar
 
As palestras e atividades apresentadas pela manhã, a um grupo, se repetem à tarde para outra turma (Fotos: Cao Ghiorzi e Sandro Scheuermann)
 
O prefeito Toni Duarte e a secretária de Educação, Marimilia Coelho, fizeram a abertura do III Ciclo de Palestras para Auxiliares de Serviços Gerais e Cozinheiras, na manhã desta sexta-feira (28), no teatro Marajoara. Ao falar para cerca de 200 profissionais, a maioria mulheres, que trabalham como servidoras e servidores na rede municipal de ensino, o prefeito disse que o papel que desempenham no dia a dia é muito importante. “O trabalho de vocês reflete no bem-estar das pessoas”, ressaltou, citando como exemplo a atividade das cozinheiras e merendeiras. “Alimento é vida”, resumiu Toni.
O Ciclo de Palestras acontece ainda no período da tarde, desde as 13h30min. O objetivo é capacitar e motivar as profissionais para a jornada de trabalho, o convívio social e familiar. As palestras e atividades apresentadas pela manhã, a um grupo, se repetem à tarde para outra turma. A consultora Mirian Regianini abordou o tema “A alegria de viver é insubstituível”. E o professor Ivair Proenço tratou sobre “História das profissões – reflexão”.

Tratamento igualitário
Entre os períodos matutino e vespertino, as palestras atingem um público de 400 auxiliares de serviços gerais e merendeiras. A secretária de Educação, Marimilia Coelho, ressalta que, independentemente da área, todos são profissionais de Educação. “Desde a hierarquia de diretor, gestores e professores, até as auxiliares de serviços gerais e cozinheiras, todos somos responsáveis pelo sucesso deste processo e trabalhamos em prol do estudante”, pontua. “Para que isso se congregue e tenha cada vez mais qualidade, buscamos formações e discussões permanentes, estimulando motivação do ser enquanto pessoa, pois precisamos estar bem consigo mesmo para produzirmos bem e dar o melhor de si ao trabalho. O que elas fazem tem tanta importância quanto o educador”, reconhece.

Integralidade do ser
A socióloga e consultora empresarial Mirian Regianini trabalhou o mesmo tema nos dois turnos. “Como atuo com gestão de pessoas e desenvolvimento humano, e tenho visão humanista, abordo sempre o choque de realidade e envolvo relacionamento, trabalho, responsabilidade, escolhas, profissão, cidadania de fato e de direito, com consciência de  que possamos viver na integralidade do ser”, analisa Mirian, enfatizando o tema proferido sobre vida pessoal e profissional se confundindo no dia a dia moderno. “É isso que eu faço nas minhas palestras: arranco as máscaras e proponho uma reflexão”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...