quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Comitê traça estratégias na luta contra a mortalidade infantil

 
Segundo a enfermeira obstetra e gerente da Atenção Básica, Nayara Alano de Moraes, a intenção não é corrigir a declaração de óbito e sim apontar as causas e preveni-las
 
Os trabalhos de investigação são feitos no âmbito domiciliar, com a visita dos profissionais da saúde; ambulatorial, nas consultas diretas nas UBSs; e hospitalar (Foto: Nilton Wolff)
 
Membros do Comitê da Mortalidade de Prevenção de Óbito Materno, Infantil e Fetal de Lages reuniram-se na tarde desta quarta-feira (12) para elaborar as fichas-síntese sobre as investigações dos óbitos deste ano, até esta data, para corrigir as causas que levam à morte. Segundo a enfermeira obstetra e gerente da Atenção Básica, Nayara Alano de Moraes, a intenção não é corrigir a declaração de óbito e sim apontar as causas e preveni-las.
Ela informa que, até junho deste ano, Lages apresentou uma taxa de quase 13% de mortalidade infantil. “Buscaremos estratégias para reduzir o índice, embasados na prevenção pré e pós-parto, através da educação permanente dos profissionais e das orientações repassadas às pacientes”, explica.
Os trabalhos de investigação são feitos no âmbito domiciliar, com a visita dos profissionais da saúde; ambulatorial, nas consultas diretas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); e hospitalar, no momento em que a mulher está em trabalho de parto e no puerpério. “Em todos os casos verificamos se a causa da morte foi intraútero, se foi após o parto, se a paciente já estava em casa ou não, ou se a mãe desenvolveu uma doença na gestação que desencadeou na morte do feto”, diz Nayara.
Até agora foram investigados 28 casos, sendo constatado que 15 bebês nasceram e morreram após o parto, enquanto nos outros 13 a morte ocorreu antes de nascer. “O trabalho conjunto no comitê, que é formado pela secretaria municipal em parceria com vários órgãos de saúde e instituições de ensino da cidade, resultará na melhora da qualidade no atendimento para diminuir esse número”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...