Desde a crise financeira mundial de 2008, consumidores de todo o mundo tem buscado motocicletas de menor capacidade cúbica, em função do menor preço de aquisição e da economia de combustível. Na Ásia, as motos de 250 e 300cc também fazem sucesso, atraindo jovens que antes rodavam apenas com CUBs e scooters. Além disso, as leis de habilitação para motociclistas na Europa mudaram recentemente e agora condutores com menos de 24 anos só podem pilotar motos de até 48 hp. Como resposta a essa nova demanda, as fábricas de motocicletas focaram investimentos e esforços para desenvolver motos atrativas com motores de pequena capacidade cúbica. Uma prova disso é a nova Kawasaki Z 300, que acabou de chegar ao País. Com visual de moto maior e um bicilíndrico de 39 cv, a caçula da família Z é uma boa representante dessa tendência, mas existem outras. Conheça alguns modelos interessantes de 300cc.
Honda XRE 300
Embora a trail da Honda não faça parte dessa nova safra de motos de 300cc mais sofisticadas, a XRE 300 é a moto com essa capacidade cúbica mais vendida no Brasil em 2014 e também neste ano - perde apenas para as pequenas de 125 e 150cc. Seu motor de um cilindro, refrigeração a ar e DOHC, tem 291,6 cm³ de capacidade e, bicombustível, fornece 26,3 cv de potência máxima. O modelo top de linha tem freios C-ABS projetado para o uso off-road e custa R$ 16.576. Mas comparando com o desempenho das outras motos dessa lista, a XRE 300 vai precisar de uma boa atualização.
Kawasaki Ninja 300
A Ninjinha, como é carinhosamente chamada, pode ser considerada a precursora desse segmento. Evolução do modelo de 250cc, a Ninja 300 tem motor bicilíndrico de 296 cm³, DOHC, com arrefecimento líquido que rende bons 39 cv de potência máxima. O modelo ainda conta com freios ABS e embreagem deslizante, algo inédito na categoria. Além disso, seu visual remete às motos de maior capacidade da família Ninja e é um dos responsáveis pelo seu sucesso em todo o mundo. No Brasil, a versão sem ABS sai por R$ 18.990.
Honda CBR 300R
Substituta do modelo de 250cc, a CBR 300R foi lançada em 2013 no exterior para brigar com a Kawasaki Ninja 300. Embora tenha ganhado visual mais elaborado com conjunto óptico duplo, a Honda manteve o motor de um cilindro, DOHC, com arrefecimento líquido, porém aumentado para 286 cm³. A maior capacidade cúbica trouxe alguns cavalos a mais: a CBR 300R oferece 30,4 cv de potência máxima (o modelo de 250cc oferecia 26 cv). À venda na Ásia, Europa e Estados Unidos, a miniesportiva da Honda ainda não chegou ao Brasil. Ainda.
Kawasaki Z 300
O design dessa pequena naked segue as linhas agressivas da Z 800, com um conjunto óptico dianteiro estiloso e carenagens laterais que lhe conferem porte de moto maior. Seu painel completo mescla informações digitais e analógicas. Para oferecer bom desempenho a Z 300 é equipada com o mesmo chassi e motor da Ninja 300, mas conta com guidão mais largo e alto, que garante uma posição de pilotagem ereta e relaxada. A pequena naked acabou de desembarcar no Brasil com preço a partir de R$ 17.990.
Yamaha YZF-R3
Com design inspirado em suas irmãs maiores, a pequena esportiva carrega um motor de 321 cm³ de dois cilindros em linha, DOHC, com arrefecimento líquido que que produz 42 cavalos de potência máxima. Com freio a disco nas duas rodas e ABS de série, a YZF-R3 chegou aos mercados europeu e norte-americano neste ano para colocar a Yamaha na briga por esse concorrido segmento. E também seria bem vinda por aqui, não acham?
KTM Duke 390
Equipada com um monocilíndrico de 373,2 cm³ com refrigeração líquida, a pequena Duke 390 aproveita-se da maior capacidade cúbica para gerar mais potência que suas concorrentes: oferece 44 cv de potência máxima. Com quadro em treliça e suspensões dignas de motos maiores - garfo invertido WP e balança traseira de alumínio - a Duke 390 pesa somente 139 kg a seco. O modelo está prestes a desembarcar no Brasil e, algumas concessionárias, já estão aceitando encomendas para a Duke 390 por R$ 21.000.
Honda CB 300F
Assim como a Kawasaki, a Honda também criou uma versão naked de sua pequena esportiva. A CB 300F, vendida nos Estados Unidos, compartilha o mesmo monocilíndrico refrigerado a ar de 286 cm³ e 30,4 cavalos de potência máxima. Seu desenho lembra bastante sua irmã maior, a CB 500F, à venda no Brasil, com um conjunto óptico poligonal e grande aletas laterais ao tanque que a fazem parecer uma moto de maior cilindrada. Seria uma boa opção para substituir a CB 300R e brigar com a Z 300 em nosso mercado.
KTM RC 390
Seguindo a mesma receita das fábricas asiáticas, a KTM criou uma versão esportiva da Duke 390. Chamada de RC 390, a moto tem os mesmos 44 cv de potência máxima, mas com uma posição de pilotagem mais esportiva, em função dos semiguidões, e também uma bela carenagem que lhe conferem alguns quilos a mais (147 kg a seco). O modelo também foi prometido para o Brasil e deverá chegar por aqui no final deste ano para acirrar a disputa nesse segmento de mini-esportivas.
Yamaha MT-03
Embora ainda não exista uma nova MT-03 com motor de 321 cm³, tudo indica que, em breve, a Yamaha deverá lançar uma versão naked de sua esportiva YZF-R3. Pois, assim como a miniesportiva nasceu como R25 na Ásia, ganhando motor maior em outros mercados e resultando na R3, a marca japonesa já mostrou uma MT-25 na Indonésia, equipada com um bicilíndrico paralelo de 249 cm³ e 35,5 cv. Portanto, mais uma naked de 300cc e visual agressivo deverá chegar em breve ao mercado.
BMW 300cc
Em parceria com a indiana TVS, a BMW já anunciou que irá produzir um modelo naked de 300cc - inclusive seu diretor geral no Brasil confirmou que nosso país será destino certo da novidade, só não se sabe quando. Por enquanto, não se tem ideia de como será exatamente essa pequena BMW, mas flagras feitos na Índia já mostram que terá motor bicilíndrico e um visual moderno, como outras motos maiores da marca alemã.
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