segunda-feira, 6 de julho de 2015

Toni acompanha obras de acabamento das casas modulares no Santa Catarina

 
O terreno foi adquirido pela prefeitura e possui 200 metros quadrados
 
Vários setores da administração municipal estão trabalhando na construção (Foto: Nilton Wolff)
 
As obras de infraestrutura do terreno onde estão construídas as 12 casas modulares no bairro Santa Catarina foram vistoriadas pelo prefeito Toni Duarte na tarde de sexta-feira (3). O coordenador regional de Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin, da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, acompanhou o prefeito e o secretário de Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha), na visita ao canteiro de obras. A entrega ocorreria sexta-feira, mas foi adiada pelo governo do Estado (a data ainda será definida).
As moradias estão fixadas atrás do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres. O local foi estabelecido em regime de condomínio. O terreno foi adquirido pela prefeitura e possui 200 metros quadrados. As unidades foram custeadas pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil e irão contemplar, gratuitamente, 12 famílias anteriormente moradoras em uma área de risco no bairro Santo Antônio. Parte das famílias foi removida para aluguel social custeado pela prefeitura. A Construtora WDD, de Nova Trento, executou as obras. À prefeitura coube o fornecimento de infraestrutura.
Falcão diz que falta finalizar a instalação de fossas de concreto para armazenamento de resíduos sanitários, além de conclusões do fornecimento de água potável e instalação de bocais, lâmpadas, torneiras e chuveiros nas residências. Alguns chuveiros foram furtados e 11 vidros quebrados.
A prefeitura realizou a instalação de 145 tubos de 40 centímetros de diâmetro cada destinados ao escoamento pluvial e foi responsável pela abertura dos buracos, além de britagem e cascalhamento. Na tarde de sexta estavam sendo realizadas as ligações de fornecimento de energia elétrica nos postes do lado de fora do condomínio.

Como são as casas
O modelo da unidade modular é composto por aço e possui resistência à queda de granizo, incêndio e sistema antitérmico. Cada casa possui 39,4 metros quadrados de área construída, distribuídos em sala e cozinha conjugados, dois quartos, banheiro e área de serviço. Do lado de fora já estão instalados os tanques para lavar roupas. Todas as unidades foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec). Sua montagem é considerada rápida (em cerca de cinco dias). O custo de cada residência é de R$ 38 mil.
À prefeitura de Lages coube a execução da infraestrutura como terraplanagem e implantação de rede de fornecimento de água e de esgotamento sanitário e contato com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para que providenciasse projetos de fornecimento de energia. A terraplanagem foi feita pela Secretaria de Agricultura e Pesca. A de Infraestrutura instalou tubulação e canalização; a Municipal de Águas e Saneamento providenciou rede de água e esgoto e a do Meio Ambiente e Serviços Públicos a iluminação pública.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...