sexta-feira, 31 de julho de 2015

Setores da prefeitura mudam horário de atendimento na segunda-feira

 
O poder Judiciário e o governo do Estado cumprem jornada de turno único para concentrar ações e enxugar gastos. A administração municipal de Lages adere ao modelo
 
As repartições de cunho administrativo adotam o novo horário, mas as que oferecem serviços indispensáveis à coletividade permanecerão nos dois períodos (Foto: Arquivo)
 
A partir de segunda-feira (3) a prefeitura adota o horário único de expediente, seguindo o modelo do poder Judiciário e do governo do Estado, visando redução de gastos. Todos os setores, salvo secretarias de ponta, passarão a funcionar das 13h às 19h. As repartições de cunho administrativo adotam o novo horário, já as que oferecem serviços indispensáveis à coletividade permanecerão nos dois períodos. Veja como será o expediente das secretarias e órgãos vinculado ao município:

- Saúde:
Ficou determinado que somente os setores de cunho administrativo da Secretaria de Saúde é que vão aderir ao turno único. São eles: Vigilância Sanitária; Apoio Administrativo; Controle e Avaliação; Gestão de Pessoas; Oficina Sanitária; Centro de Zoonoses; Setor Administrativo do Gabinete do Secretário; e Assessoria Jurídica. Estes setores obrigatoriamente dependem do funcionamento da prefeitura.

Importante: Não haverá alterações no horário de atendimento aos demais serviços prestados, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm); Centros de Atenção Psicossocial (CAPS, CAPS II, CAPS i e CAPS Ad); Vigilância Epidemiológica, incluindo o Programa DST/HIV/AIDS, Laboratório Municipal, Sala de Vacinas, Controle da Dengue e Laboratório de Águas; pronto-atendimento Tito Bianchini, entre outros.
O atendimento na Central da Saúde não será alterado: Farmácia Básica, Marcação de Consultas, Autorização de Exames, Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e o recém-incluído Cartão SUS seguem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia; os serviços da Policlínica Municipal também continuam com o mesmo horário.

- Educação
As aulas continuarão normalmente com todas as unidades escolares em funcionamento no mesmo horário. Isso vale para as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), os dois Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e as escolas localizadas no interior – de Ensino Fundamental (Emefs) e as Itinerantes. Também funcionarão no mesmo horário (manhã e tarde) outros setores ligados à secretaria como a Biblioteca Pública Municipal, o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Ponto de Leitura, este localizado no Terminal Urbano.
O setor administrativo da secretaria, na avenida Papa João XXIII, bairro Ipiranga, atenderá no novo horário, das 13h às 19h. Funcionará em regime de plantão o setor de manutenção das unidades escolares atendendo qualquer situação de emergência. O barracão de armazenamento da merenda escolar, na avenida Belizário Ramos (Carahá), funcionará nas segundas, terças e quartas-feiras das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já nas quintas e sextas-feiras o expediente será das 13h às 19h.

- Assistência Social
Os programas e serviços que continuam com seus trabalhos em horário normal, ou seja, das 8h às 12h e das 14h às 18h são o Centro Pop e Acolhimento Pop, Acolhimento Institucional de Crianças (as unidades de Abrigo I, II e III), Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência, Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) dos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica e Bela Vista, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREASs) do Centro e Centenário, além da Padaria, Conselho Tutelar e Cozinha Comunitária. Os demais serviços, localizados na sede da secretaria, como o administrativo e o almoxarifado, passam a atender em turno único.

- Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, que concentra os setores Banco do Emprego, Programa Empreender Lages e outras atribuições, passará a atender em turno único a partir de 3 de agosto.

- Balcão Cidadão
O Balcão Cidadão passa a atender de acordo com o novo horário de expediente da prefeitura, das 13h às 19h. Com a mudança de horário haverá o remanejamento dos colaboradores para intensificar a prestação de serviços. O Balcão Cidadão oferece os serviços de confecção de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e carteiras de trabalho. Os trabalhos realizados periodicamente nos bairros continuarão acontecendo mesmo com o horário diferenciado.

- Procon
O Programa de Defesa do Consumidor (Procon), na rua Martinho Nerbass, 29, Centro, prestará atendimento de acordo com o novo expediente da administração pública municipal, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

- Trabalho por jornada
Parte das secretarias trabalhará por jornada. É o caso dos colaboradores do Meio Ambiente e Serviços Públicos. Nesta, 17 dos 34 setores adotarão o turno único e os demais serão adequados de acordo com a demanda. O mesmo caso de divisão de setores será aplicado às Secretarias de Agricultura e Pesca e de Infraestrutura.

- Comunicação Social
A Secretaria-Executiva de Comunicação Social manterá plantão a partir das 8h com repórter e fotógrafo para demandas urgentes e emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...