segunda-feira, 13 de julho de 2015

Prefeitura inaugura sala de mamografia em agosto

 
“Os exames que hoje são efetuados por clínicas cadastradas também serão realizados pela Secretaria de Saúde. Isso manterá a prestação do serviço em dia e refletirá na redução de custos ao município.” Toni Duarte
 
A partir da data de assinatura o município fica responsável pelo equipamento (Foto: Divulgação)
 
O prefeito Toni Duarte assinou na tarde desta segunda-feira (13) o Termo de Cessão de Uso sobre Aparelho de Raios X para mamografia da Secretaria de Estado da Saúde. O documento oficializa a entrega e sua utilização à administração de Lages. A partir da data de assinatura o município fica responsável pelo equipamento para realização dos exames.
A instalação está agendada para o dia 23 e haverá treinamento dos servidores que efetuarão os serviços. Com isso a inauguração da sala de mamografia no prédio da Secretaria de Saúde está prevista para o mês de agosto. “Os exames que hoje são efetuados por clínicas cadastradas também serão realizados pela Secretaria de Saúde. Isso manterá a prestação do serviço em dia e refletirá na redução de custos ao município”, explica o prefeito Toni.
De acordo com secretária de Saúde, Rose Possato, a solicitação de doação do aparelho junto ao Estado já está encaminhada. “Precisávamos do documento que oficializasse a entrega e, com o Termo de Uso em mãos, trabalharemos para que seja doado ao município”, diz.
Hoje Lages não tem demanda reprimida sobre a realização desse exame; duas clínicas são credenciadas para efetuar mamografia, ressonância magnética e outros. “Entre a requisição e a efetuação do exame, o acesso ao serviço é garantido em um curto espaço de tempo, sendo que uma das clínicas realiza o agendamento de um dia para o outro, enquanto a segunda clínica oferece um tempo-resposta de no máximo 30 dias às pacientes”, explica a secretária.
Quando havia fila de espera, a média era de 300 exames por mês e como não há mais filas, o número caiu quase pela metade. No mês de junho, por exemplo, foram 195 exames. “Todas as mulheres têm acesso garantido. E com a instalação do aparelho, o município contará com mais um suporte para mamografias agendadas, pois as clínicas continuarão oferecendo o serviço via SUS (Sistema Único de Saúde)”, relata.

Ceasm
De acordo com dados do Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher  (Ceasm), o que existe atualmente são pacientes em que a equipe do Ceasm não conseguiu contato para fazer o exame, por isso houve mobilização em campanhas para contatar as mulheres que estavam com a requisição. “Com o exame em mãos, o diagnóstico precoce e o acompanhamento e tratamento da paciente são garantidos”, afirma Rose.
Além da disponibilização de suporte para exames, o Ceasm dispõe de equipe multiprofissional capacitada que trabalha na prevenção das doenças que mais acometem as mulheres. Uma iniciativa é as frequentes campanhas de conscientização e mutirões para o exame preventivo do câncer do colo de útero (papanicolau), e cursos para gestantes, que garantem o pré-natal completo e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...