segunda-feira, 20 de julho de 2015

Documentação solicitada em junho já está sendo entregue

 
As ações itinerantes visam aproximar os serviços da prefeitura aos moradores dos bairros e regiões mais distantes do Centro
 
A ideia é facilitar o acesso à Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Cartão SUS e segunda via de certidão de nascimento (Foto:Balcão Cidadão)
 
A equipe do Balcão Cidadão começou a entregar os documentos confeccionados nas ações itinerantes do mês de junho. Muitos já estão nas mãos dos solicitantes e o restante foi repassado aos responsáveis por instituições que farão a distribuição.As ações itinerantes visam aproximar os serviços da prefeitura aos moradores dos bairros e regiões mais distantes do Centro, facilitando o acesso à Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Cartão SUS e requisições para a segunda via de certidão de nascimento.
Os primeiros documentos a ficarem prontos são os Cartões SUS. Sem ele a pessoa fica impedida de realizar consultas médicas, exames e outros serviços que a saúde pública municipal oferece. “É um direito do cidadão o acesso a esses documentos, principalmente as pessoas que não têm como pagar por eles”, relata o secretário-executivo do Balcão, Walderlei Germano.
De modo geral, a confecção dos Cartões SUS é rápida, mas devido à grande demanda torna-se mais trabalhoso. “Porém, isso não impede que sejam entregues em tempo hábil”, destaca.Os pedidos efetuados nas ações dos bairros foram entregues nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como no São Pedro, que também atende a região do Gralha Azul e do Morro do Posto.
Uma ação aconteceu no dia 2 de julho no Gralha Azul. “Entregamos cerca de 320 Cartões SUS e algumas Carteiras de Trabalho nesta Unidade de Saúde, facilitandoo repasseaos que fizeram as solicitações”, afirma Walderlei.Outros cerca de 300 documentos estão à disposição no Dom Daniel. Esta ação aconteceu no dia 30 de junho.
Nostrabalhos itinerantes no interior, como na localidade de Macacos, no dia 24 de junho, a documentação é repassada à diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, junto ao setor de atendimento do interior. “A equipe da Secretaria de Saúde encaminhará os documentos àquela comunidade rural e os profissionais que atuam na UBS ficam responsáveis por entregá-los aos moradores”, explica Walderlei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...