quarta-feira, 29 de julho de 2015

Colocadas as vigas de sustentação do pontilhão para pedestres na Carahá

 
Conforme o projeto, a passarela terá 15 metros de vão e 2,5 metros de largura no quebra-corpo
 
Ainda nesta quarta a estrutura será interditada, pois não está concluída (Foto: Cao Ghiorzi)
 
Foram instaladas na manhã desta quarta-feira (29) as duas lajes alveolares (vigas de concreto) para sustentação da passarela destinada a pedestres, em construção sobre o rio Carahá, na altura da avenida Belizário Ramos, em frente ao Fórum Nereu Ramos. Para execução do trabalho de içamento e colocação, conforme projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento, o trânsito de veículos esteve interditado até meio-dia no sentido avenida Duque de Caxias - Belizário Ramos - Presidente Vargas.
Os secretários de Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha), e de Planejamento, Jorge Raineski, e o arquiteto Gastão Carsten acompanharam os trabalhos executados pela Abrix Construções Ltda., de São José. O serviço foi supervisionado pelo engenheiro civil da Abrix, Jairo de Abreu. “Estamos tentando fazer tudo sem que haja reflexos financeiros ou aditivos para a prefeitura”, informa Jairo.
As vigas foram fabricadas em São José por uma empresa especializada em pré-moldados. São requintadas tecnicamente e foram justapostas horizontalmente sobre o rio. A carreta chegou em Lages às 8h. Conforme o projeto, o pontilhão/passarela terá 15 metros de vão e 2,5 metros de largura no quebra-corpo, construído com concreto e ferro, dotado de iluminação em LED, localizado entre o Fórum Nereu Ramos e o edifício Number One.
O próximo passo será a análise do projeto da passarela com atenção especial aos guarda-corpos laterais que serão moldados in loco. Ainda nesta quarta a estrutura será interditada, pois não está concluída. Serão construídas duas elevações (traffic calm) com 4,5 metros de largura, um em cada sentido da Carahá, como uma semilombada para redução de velocidade dos veículos.
Optou-se primeiramente pelo material paver (blocos) para as pistas elevadas, mas estuda-se o uso de concreto, pois devido ao alto fluxo de automóveis, ônibus e caminhões acredita-se que a estrutura não se manterá intacta e bem conservada por longo prazo. As obras têm prazo de conclusão para agosto. A área total é de 116,46 metros quadrados com investimentos municipais de R$ 100.498,86.

Demanda antiga
A prefeitura está solucionando um problema que se arrasta por mais de 20 anos. “Advogados se atrasam para suas audiências por procurarem estacionamento alternativo mais próximo ao Fórum e por não conseguirem passar. Os servidores do Poder Judiciário e a comunidade encontram dificuldade em fazer a travessia porque o tráfego de carros é intenso”, relata Joinha. Nesse trecho, segundo ele, não há riscos de alagamento.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Lages, Marcelo Menegotto, esteve no local. “Estamos muito felizes. Comemoramos em nome da sociedade. É uma forma de valorização e respeito à população, um anseio antigo que finalmente foi ouvido”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...