terça-feira, 28 de julho de 2015

Cartão SUS volta a ser oferecido pela Secretaria de Saúde

 
“Agradecemos muito a equipe do Balcão Cidadão que realizou um trabalho excelente durante este período em que acolheu esse serviço, quando não podíamos oferecer suporte adequado. Hoje dispomos de profissionais e espaço para essa demanda.” Rose Possato
 
A parceria entre o Balcão e a Saúde permanece nas ações itinerantes e nos atendimentos domiciliares (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Devido à mudança no horário de atendimento da prefeitura, que a partir de segunda-feira (3) será das 13h às 19h, a confecção do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ser efetuada na Central de Atendimento da Saúde, na rua Padre R. Oliveira (atrás da antiga Tottal), esquina com a rua Felipe Schmidt, Centro, a uma quadra da Policlínica Municipal. Há cerca de um ano o serviço foi transferido da Secretaria de Saúde para o Balcão Cidadão.
O Balcão adotará turno único. Para que os usuários não sejam prejudicados a confecção voltará a ser responsabilidade da Saúde, que trabalhará em horários diferenciados. “Na época não tínhamos estrutura adequada para atender a demanda do Cartão SUS. Hoje, com a Central de Saúde recém-inaugurada, podemos oferecer todo o suporte que a pessoa precisa”, explica a secretária de Saúde, Rose Possato.
O horário de atendimento da Central de Saúde, que além dos serviços do Cartão SUS oferece Marcação de Consultas, Autorização de Exames, Farmácia Básica e Tratamento Fora do Domicílio (TFD), é das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia. “Agradecemos muito a equipe do Balcão que realizou um trabalho excelente na confecção do Cartão SUS durante este período em que acolheu esse serviço, quando a Secretaria de Saúde não podia oferecer suporte adequado. Hoje dispomos de profissionais e espaço para essa demanda”, afirma a secretária.
O Cartão SUS é utilizado para que o paciente obtenha autorização de exames, marcação de consultas e retirada de medicamentos. Sua apresentação é indispensável nestes serviços da saúde pública. “Entendendo a logística de deslocação do paciente para requerer o documento, junto à centralização destes serviços da Saúde a agregação de mais um serviço no mesmo local facilitará para o cidadão”, destaca Rose Possato. O pedido e retirada é feito na hora.

Serviço continua no Balcão Cidadão
A confecção do Cartão SUS continuará sendo feita também no Balcão Cidadão, mas de forma esporádica. A parceria entre o órgão e a Secretaria de Saúde permanece nas ações itinerantes e nos atendimentos domiciliares. Segundo o secretário-executivo Balcão, Walderlei Germano, a mudança foi bastante debatida junto à equipe da Saúde. “Neste período em que o serviço era disponibilizado pelo Balcão Cidadão conseguimos atender toda a demanda reprimida. Hoje não há gente na fila para obtê-lo. O serviço é realizado de acordo com as novas demandas. Ao voltar para a Saúde, a pessoa terá acesso rápido ao documento”, diz.
A parceria junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também continuará. “Vamos manter o trabalho de requerimento com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) para o cadastro dos usuários, durante as visitas rotineiras, regularizando a situação com maior abrangência”, destaca Walderlei. Os Cartões confeccionados nas ações itinerantes continuarão com o mesmo sistema, ou seja, depois de prontos são entregues na UBS do bairro e a equipe, junto às ACSs, se encarrega de entregá-los à comunidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...