quarta-feira, 24 de junho de 2015

Saúde no Campo reúne mais de 200 pessoas em Macacos

 
A próxima ação está marcada para o dia 18 de agosto na localidade de Cadeados
 
Dos serviços prestados, a maior procura era pelo atendimento do Balcão Cidadão (Foto: Marcio Avila)
 
A Secretaria de Saúde, em parceria com órgãos e instituições da prefeitura de Lages, realizou nesta quarta-feira (24) a ação Saúde no Campo, evento que leva serviços públicos às comunidades rurais. As equipes já atenderam a comunidade de Lambedor e, desta vez, mais de 200 pessoas entre moradores de Macacos, Rancho de Tábuas e região puderam contar com mais de dez serviços da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Balcão Cidadão. A próxima ação está marcada para o dia 18 de agosto na localidade de Cadeados.
Além dos serviços prestados como o Programa Envelhecer com Saúde e Cadastro Único (CadÚnico), da Assistência Social, os moradores contaram com atendimento médico, orientações sobre importância da vacinação em adultos e crianças, sobre cuidados com hipertensão e diabetes, através dos programas de Saúde do Idoso, e coleta de preventivo com o programa Saúde da Mulher.
Segundo o diretor do pronto-atendimento Tito Bianchini, Raphael Cascaes, que representou a secretária de Saúde, Rose Possato, a ação faz com que a secretaria esteja cada vez mais inserida nas comunidades. “É importante para entendermos as principais demandas dos pacientes do interior do município. Temos que fortalecer essa união e a movimentação intensa nos mostra que a população quer essa aproximação e temos o desafio de trazer os serviços para perto das pessoas”, relata.

Ações
Entre os serviços prestados houve momentos de recreação com os profissionais de educação física e apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e orientações nutricionais. A equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) contribuiu com serviço de auxílio na redução de danos, orientações às famílias e tenda das sensações. Os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prestaram informações à comunidade referente a animais peçonhentos, sinantrópicos e sobre a dengue. Houve ainda o bazar de roupas e acessórios usados e a comercialização de artesanatos do Caps AD.
De acordo com a enfermeira responsável pela Saúde no Campo, Caroline Gugelmin, a comunidade entendeu a proposta e contribuiu com a ação, através da arrecadação de alimentos para o café da manhã e almoço. “Como só conseguimos ir até as comunidades interioranas uma vez ao mês e para os moradores é mais difícil o deslocamento até a cidade para fazer os documentos, bem como consultas de rotina, trazemos os serviços básicos dessas secretarias para que o acesso seja facilitado”, conta.

Balcão Cidadão
Dos serviços prestados, a maior procura era pelo atendimento do Balcão Cidadão. Entre a confecção de documentos como carteira de identidade (RG), com a disponibilização de foto 3x4, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e encaminhamentos para a emissão da segunda via de certidão de nascimento, tudo gratuitamente, somente no período da manhã, mais de 150 requisições haviam sido feitas.
Segundo a agente administrativo do Balcão Cidadão, Janaina Lins, a entrega dos Cartões SUS acontece já na segunda-feira (29) e dos demais documentos, em 30 dias. “Entregaremos às Agentes Comunitárias de Saúde e elas se encarregarão de repassá-los à comunidade”, explica.
Entre os pedidos para segunda via dos documentos, o caso de José Valdemar Ferreira chamou a atenção. Ele e a família perderam todos os bens, inclusive a documentação pessoal, em um incêndio que destruiu sua residência há cerca de um mês. Servidor público que presta serviços no interior, pela Secretaria de Agricultura e Pesca, conseguiu uma nova casa através da Secretaria de Habitação e aproveitou a presença do Balcão para reaver a documentação de toda família. “É muito difícil para mim e minha família ir até a cidade e se fossemos providenciar a documentação teríamos que ir a vários locais como cartório e estúdio para as fotos. A vinda do Balcão Cidadão facilitou muito nossa vida e pude pedir todos os nossos documentos. Resolvi tudo aqui”, conta.

Órgãos públicos e comunidade
A comunidade aprovou a iniciativa da prefeitura e pediram para que mais ações, em outras localidades, sejam realizadas. O membro da Comunidade Rural Organizada (CRO) Santa Catarina e Rancho de Tábuas, Luiz Sasso, acompanhou a movimentação do Saúde no Campo e contribuiu no preparo do almoço distribuído gratuitamente aos moradores.
Ele entende que a aproximação entre órgãos públicos e a comunidade rural é muito importante, porque muitas vezes o homem do campo encontra dificuldades para ter acesso ao meio urbano devido à quantidade de trabalho que possui. “Toda a comunidade está sendo beneficiada”, afirma.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Treinamento aprofunda conhecimentos a respeito de nova versão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica a servidores municipais e a profissionais da sociedade conforme obrigatoriedade de uso a partir de 2026

  Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) nacional, documento fiscal digital com o desígnio de registrar as operações de prestação de serv...