terça-feira, 30 de junho de 2015

Lixo Orgânico Zero recebe veículo

O projeto baseia-se na reutilização dos resíduos orgânicos produzidos nas escolas e residências, transformando o material em adubo que pode ser utilizado nas hortas escolares e jardins
 
O veículo será utilizado para auxiliar as equipes na continuidade do trabalho (Foto: Nilton Wolff)
 
O programa Lixo Orgânico Zero é um dos projetos ambientais mais promissores no município de Lages. No ano passado contava com a participação de 17 unidades escolares, tanto da rede estadual como municipal, e este ano o número saltou para 41. Foi idealizado há cerca de dois anos e meio pelo Grupo Garis com o apoio da prefeitura através das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação. Nesta segunda-feira (29) o prefeito Toni Duarte recebeu a chave do veículo Corsa Classic que auxiliará as equipes na continuidade do trabalho.
O ato foi acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, da bióloga Michelle Pelozato e da integrante do grupo Garis, Silvia Oliveira. O veículo foi concedido à organização não governamental (ONG) Centro de Apoio às Pesquisas (Ceap) através de intervenção do Ministério Público. “Agradecemos a iniciativa e com certeza daremos todo o apoio para que o projeto tenha continuidade com base na educação, disseminando a conscientização ambiental na população”, diz o prefeito.
O projeto baseia-se na reutilização dos resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas das escolas, transformando o material em adubo que pode ser utilizado nas hortas escolares e jardins. Os próprios colaboradores das unidades, com auxílio dos alunos, inserindo-os na educação ambiental, realizam o procedimento, que se trata de uma microcompostagem. A comunidade também é incentivada a realizar o trabalho em suas próprias residências, considerando que pode ser feito também em apartamentos, bastando ter um espaço reservado para o depósito do material orgânico, sem deixar mau cheiro no ambiente.

Entre os 20 melhores
Em fevereiro deste ano o programa foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos 20 melhores projetos de educação ambiental do país. O professor Germano Güttler, integrante do Garis, informa que Lages possui um dos maiores índices de compostagem caseira do Brasil. Em torno de 35% das residências utilizam os resíduos orgânicos na própria residência, em hortas e jardins. “A cidade está de parabéns, pois isso representa uma grande economia de dinheiro público na coleta e disposição final do lixo, que vai para o aterro sanitário, além de aumentar a renda dos catadores de materiais recicláveis”, afirma.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...