terça-feira, 30 de junho de 2015

Fogos das festas juninas: aprenda a lidar com o medo dos cães

Aprenda a lidar com o medo dos cachorros e descubra como amenizar o barulho dos fogos
Assim como a época do Réveillon, os meses de junho e julho costumam ser complicados para quem tem cachorro em casa. O barulho dos fogos das festas pode perturbar bastante os cães, que costumam latir, correr e se esconder por causa do medo. Um time de especialistas da ONG Ampara Animal e do projeto "PEDIGREE® Adotar é tudo de bom" revelam dicas infalíveis de como lidar com o seu bichinho nessa situação, confira!
A audição sensível dos cães é a razão para todo esse medo
Cães possuem uma audição muito mais sensível que a dos seres humanos e por isso o barulho dos fogos, assim como o de alarmes e trovões, pode ser tão perturbador. A veterinária Beatriz Casanova lembra, porém, que tudo isso pode ser amenizado se os cães já tiveram acesso a diversos sons altos logo cedo, ainda nos primeiros meses de vida. "Eles ficam mais acostumados e podem acabar nem apresentando o medo de fogos de artifício", diz a profissional da Ampara Animal.
Camuflar o som dos fogos pode ajudar
Como não é possível evitar o barulho dos fogos, a alternativa pode ser abafá-lo. Segundo Beatriz, o ideal é reduzir ao máximo o barulho dos fogos fechando janelas ou ligando um som alto. "Uma boa estratégia é colocar o animal em um carro que esteja desligado e com as janelas fechadas. O barulho fica bem abafado", revela.
Medicação contra ansiedade ou sedativos são opções para casos severos
Alguns animais com fobia de fogos de artifício podem precisar tomar ansiolíticos e antidepressivos, mas sempre sob a orientação de um médico. "São remédios controlados e somente o veterinário especialista em comportamento animal é que pode administrar", conta a especialista.
Carinho pode reforçar ainda mais o medo do cachorro
É difícil resistir ao instinto de acalmar o animal, mas às vezes o carinho e o colo não são boas estratégias. "Geralmente o cão foge até do dono por causa do pânico, então segurar o animal no colo pode estressar ainda mais", conta o time do projeto "PEDIGREE® Adotar é tudo de bom". Por outro lado a veterinária Beatriz diz que existe uma forma correta de segurar o bichinho. "Fazer carinho e pegar no colo não são boas estratégias. Já o abraço bem apertado no peito do animal pode ajudar a tranquilizá-lo, mas sempre mostrando que está tudo sob controle, passando segurança ao cão", diz.
Não tire o cachorro de um esconderijo durante a queima de fogos
É comum que, ao sentir medo dos fogos, os cães se escondam em algum canto da casa. Por mais estranho que pareça, os especialistas aconselham a deixar o animal onde ele escolher ficar. "Se ele optou por um canto é porque está se sentindo mais seguro", revela o pessoal do projeto. Beatriz concorda e diz que os tutores nunca devem tentar tirar o cão do cantinho para deixá-lo exposto ao que o apavora. "Isso só o estressa mais e pode aumentar o medo e a insegurança. O ideal é deixá-lo em um porto seguro, com a menor possibilidade de ouvir o som que o assusta", diz.
Coloque um pedaço de algodão no ouvido do cachorro para abafar o som
Mesmo que o cão esteja dentro de casa, o som pode passar pelas janelas fechadas e continuar bem alto lá dentro. Por isso, é seguro colocar um pequeno algodão no ouvido do cachorro durante os períodos mais barulhentos.
Tome precauções para que o cão não fuja
Alguns tutores, principalmente os que moram em casa, precisam ficar atentos para que os cães não fujam assustados com o barulho dos fogos. "O ideal é deixar o cão em um quarto ou um local fechado, como um porto seguro. Coloque uma caminha, água e comida, deixando o espaço aconchegante", aconselha a veterinária Beatriz Casanova.
Nunca solte fogos ou permita que alguém faça isso na sua casa
Essa dica pode parecer óbvia, mas muitos tutores podem achar que o cão estará protegido o bastante dentro de casa para que ele possa soltar fogos do lado de fora. "Quanto mais perto pior o barulho", lembra o pessoal do projeto "PEDIGREE® Adotar é tudo de bom".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...