terça-feira, 16 de junho de 2015

Eco-ônibus trabalha educação ambiental nas escolas

 
“Trabalhamos para a manutenção da vida. É um momento em que conversamos com os alunos e refletimos juntos sobre as consequências de determinados atos. Procuramos despertar neles uma visão maior sobre as atitudes de cuidado do espaço em que vivem.” Maria Cristina Neves
 
Na manhã desta terça-feira a equipe esteve na Emeb Lupércio de Oliveira Koeche, no bairro Várzea  (Foto: Nilton Wolff)
 
Dando continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos trouxe a Lages o Eco-ônibus da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Até sexta-feira (19) o veículo percorrerá seis instituições de ensino da rede pública municipal e da estadual. A programação do Eco-ônibus teve início na segunda-feira (15) com visita à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena e na manhã desta terça-feira (16) a equipe esteve na Emeb Lupércio de Oliveira Koeche, no bairro Várzea.
O eco-ônibus é um veículo adaptado que remete a uma sala de aula interativa. Nesta terça, alunos do 5º e 6º ano aprenderam um pouco mais sobre o meio ambiente e a importância de conservá-lo. “Teremos várias atividades até o fim do mês. O Eco-ônibus da Fatma é inédito na cidade. Os técnicos trabalham a conscientização através da educação. Somente nesta escola cerca de 120 alunos terão acesso ao trabalho”, afirma a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato.
A analista técnica em gestão ambiental, Maria Cristina Neves, e a técnica da equipe de educação ambiental Evanise Machado, da Fatma, são as responsáveis. Segundo Maria Cristina, a cada ano cerca de 20 mil estudantes participam das ações do Eco-ônibus e a parceria com as unidades escolares é fundamental para o complemento dessa atividade educacional. “Trabalhamos para a manutenção da vida. É um momento em que conversamos com os alunos e refletimos juntos sobre as consequências de determinados atos. Procuramos despertar neles uma visão maior sobre as atitudes de cuidado do espaço em que vivem”, diz.
O projeto foi implantado em Santa Catarina em 2005. Após a apresentação dos trabalhos os alunos recebem material didático, como as cartilhas educativas que contém 22 temas ambientais. “Acreditamos que a educação ambiental é o melhor caminho para a preservação do meio ambiente. Através da conversa e mostra de vídeos adaptados proporcionamos abertura maior com essa geração, para que futuramente os recursos não acabem. É cuidar hoje para ter amanhã.”, afirma Evanise.

Agenda
Na tarde desta terça-feira o Eco-ônibus estará na Emeb Belisária Rodrigues, no bairro Maria Luíza. Na quarta-feira (17) está programada visita nas
Emebs Profº Eduardo Pedro Amaral, do bairro São Francisco, e Aline Giovana Schmidt, do Guarujá. Na quinta-feira (18) o veículo estará nas escolas estaduais José Pinto Sombra, do Guarujá, e Maria Quitéria, no Conta Dinheiro, durante a manhã, e na Francisco Manfrói, do Santa Monica, à tarde. A programação do Eco-ônibus encerra na sexta-feira (19) com visita à escola Ilza Amaral Oliveira, do bairro Santa Helena.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Governo de SC apresenta proposta para alterar Leis do Universidade Gratuita e Fumdesc

  O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), apresentou uma proposta para alterar as Leis nº 831 e nº ...