terça-feira, 30 de junho de 2015

Aécio diz que Dilma ‘ não está bem’ e nem ‘raciocinando adequadamente’


BRASÍLIA - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), reagiu às declarações da presidente Dilma Rousseff feitas em Nova York, afirmando que a petista "não está bem" e que "zomba dos brasileiros". Em nota, Aécio acusou Dilma de cometer um "acinte" ao comparar a delação premiada dada ao empreiteiro Ricardo Pessoa às pressões para que presos políticos se tornassem delatores na época da ditadura militar.
Foto: Wilfredo Riera/Bloomberg"A presidente realmente não está bem", diz Aécio, na nota. Em Nova York, Dilma disse que não respeitava delatores e que muitos colegas de resistência à ditadura militar foram forçados a se tornar delatores e que ela, como presa política, sempre resistiu.
Nesta terça-feira, a oposição se reúne para fechar um discurso sobre as declarações de Pessoa. Participam do encontro os dirigentes do PSDB, DEM, Solidariedade e PPS. O objetivo do encontro é fechar um discurso único sobre as novas denúncias da Lava-Jato.
"A presidente da República ou não está raciocinando adequadamente, ou acredita que pode continuar a zombar da inteligência dos brasileiros. A presidente chega ao acinte de comparar uma delação feita dentro das regras de uma sistema democrático, para denunciar criminosos que assaltaram os cofres públicos e os recursos pertencentes, com a pressão que ela sofreu durante a ditadura para delatar seus companheiros de luta pela democracia", disse Aécio.
E acrescentou: "Não será com a velha tentativa de comparar o incomparável que a senhora presidente vai minimizar sua responsabilidade em relação a tudo o que tem vindo à tona na Operação Lava-Jato".
Depois de Dilma afirmar em Nova York que o tucano também recebeu doações (de R$ 4,5 milhões de Pessoa), na campanha eleitoral, Aécio disse que as doações legais feitas a várias candidaturas não são o objeto da investigação e sim as relações da campanha de Dilma, do PT e do governo com Pessoa.
"O objeto das investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça não são doações legais feitas de forma oficial por várias empresas a várias candidaturas, inclusive a minha", diz Aécio. E acrescenta que essas doações não tiveram "qualquer contrapartida que não fosse a alforria desses empresários em relação ao esquema de extorsão que o seu partido institucionalizou no Brasil".
O senador disse que a presidente deve responder sobre as denúncias envolvendo o ministro Edinho Silva (Comunicação). Para Aécio, as investigações são, sim, sobre as denúncias relacionadas do ministro Edinho Silva, que "registram que o tesoureiro da sua campanha teria. de forma 'elegante', vinculado a continuidade de seus contratos na Petrobras à efetivação de doações à campanha presidencial da candidata do PT". Ele citou ainda as declarações do tesoureiro do PT, João Vaccari, que se referia aos recursos recebidos de Pessoa como "pixuleco".
Aécio disse que a presidente Dilma está frágil , num momento em que visita os EUA: "O fato concreto é que, talvez nunca na história do Brasil, um presidente da República tenha feito uma visita oficial a outro país numa condição de tamanha fragilidade. E afirmações como essa em nada melhoram sua situação".
O tucano acrescentou que, para ele, Dilma "desrespeitou seus próprios companheiros de resistência democrática ao compará-los aos atuais aliados do PT acusados de, nas palavras do procurador-geral, terem participado de uma "corrupção descomunal".
OPOSIÇÃO QUER UNIFICAR DISCURSO
A oposição quer unificar o discurso em relação às declarações de Pessoa. Aécio acertou o encontro com o presidente nacional do DEM,. senador José Agripino Maia (RN), e outros líderes da oposição.
— Temos que ter uma postura conjunta, harmônica e consensual. A delação de Pessoa coloca a digital no Planalto — disse Agripino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...