sexta-feira, 29 de maio de 2015

Procon aponta 92% de resolutividade das reclamações recebidas

 
A unidade de Lages presta entre 60 e 70 de atendimentos diariamente
 
Segundo o coordenador, o comércio local é responsável por apenas 2% das reclamações (Foto: Nilton Wolff)
 
O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) apresenta resolutividade de 92% da demanda recebida. A unidade de Lages presta entre 60 e 70 de atendimentos diariamente. O coordenador Carlos Roberto Ribeiro de Sousa argumenta que as reclamações, principalmente as referentes aos serviços de telecomunicações, mais precisamente à telefonia, como falhas no sinal, demora e mau atendimento, valores cobrados em conta, taxas e promoções, são mencionadas nas redes sociais, como o Facebook.
No entanto, o Procon somente poderá agir a partir do momento em que o consumidor formalizar sua queixa na instituição. “Quando a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entra em contato conosco para verificar o número de reclamações de telefonia, por exemplo, temos de informar o que há em nossas demandas, o que chega até aqui e está registrado. As queixas relatadas nas redes sociais não podem ser contabilizadas por não estarem formalizadas”, alerta.
Telefonia lideraranking das denúncias
O segmento da prestação de serviços de telefonia lidera as reclamações no Procon de Lages. Na sequência aparecem as instituições financeiras (ocorrências diversas, como a compra de dívida de financiamentos através de refinanciamentos com juros abusivos ou relativos a instituições que fornecem empréstimos); depois vem os grandes magazines e lojas de departamentos, com representações nacionais, e em quarto lugar, os serviços de internet. “O comércio local é responsável por apenas 2% das reclamações”, ressalta o coordenador.
Depois da reclamação formalizada no Procon é verificada a fundamentação da queixa, pois há casos em que a razão está do lado do estabelecimento comercial. Um exemplo é a troca de mercadoria que somente é válida desde que esteja estipulada, por exemplo, em cartaz escrito na loja especificando o prazo. “Para justificar a troca, nos demais casos, o produto tem de apresentar defeito, avaria ou dano. O consumidor não pode simplesmente desistir de um produto por não ter gostado da cor, por exemplo”, explica Carlos Roberto.
Contatos
O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Os contatos são 3222-3921/3222-6960/3222-4367/3222-1096/3222-0908/3224-5226/3224-5225/3229-2752 ou pelo e-mailprocon@lages.sc.gov.br. As orientações devem ser buscadas e as denúncias, formalizadas na sede do Procon, na rua Martinho Nerbass, 29, Centro.
 
 

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