quinta-feira, 7 de maio de 2015

Patrão e prendas apresentam troféu conquistado em Pinhal da Serra ao prefeito

 
O destaque foi a invernada adulta do Barbicacho, classificada em primeiro lugar. Ao todo foram 11 premiações individuais e três coletivas
 
Mário Arruda agradeceu pelo apoio que a prefeitura ofereceu para que o grupo participasse (Foto: Marcio Avila)
 
Orgulho da cultura tradicionalista e continuadamente premiado, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado conquistou o troféu de Campeão Geral da 5ª Festa da Integração de Pinhal da Serra (RS) - 5ª etapa do XV Festival Nacional da Cultura Gaúcha, nos dias 18 e 19 de abril. O patrão geral Mário Arruda; a coordenadora artística, Sueli Dors; a 1ª Prenda Veterana, Tânia de Liz Oliveira, 51 anos, e a 1ª Prenda Adulto, Bruna Ávila, 19, foram recepcionados pelo prefeito interino Toni Duarte na manhã desta quinta-feira (7).
Mário Arruda agradeceu pelo apoio que a prefeitura ofereceu para que o grupo participasse. A etapa do Festival em Pinhal da Serra reuniu CTGs de diversas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O destaque foi a invernada adulta do Barbicacho, classificada em primeiro lugar. Ao todo foram 11 premiações individuais e três coletivas. “Agradecemos o suporte do poder público”, sintetiza o patrão.
O grupo artístico é composto por cerca de 150 concorrentes, pais e outros familiares, chegando-se a 400 pessoas. Mais de dois mil troféus já foram conquistados pelo Barbicacho em rodeios e festivais. Foi, por exemplo, Campeão Geral do Festival Nacional da Cultura Gaúcha na edição de 2013/2014.
Outra conquista apresentada ao prefeito é o troféu do XXXI Rodeio Crioulo Nacional - CTG Vale da Amizade, em Turvo (SC), onde obteve 16 premiações individuais e uma coletiva. O Barbicacho conta com uma escola na cidade de Santa Rita, no Paraguai, além de Chapecó (SC) e Caxias do Sul (RS). “Agradecemos por levarem o nome de Lages e da Serra a outros Estados. Onde a equipe chega, é respeitada”, comenta Toni.

Origem do nome
O CTG Barbicacho Colorado é uma organização cultural, campeira, artística e social que preserva a tradição e o folclore da região serrana. De acordo com seu blog, foi fundado em 17 de fevereiro de 1961. O nome é referência à Anna Maria de Jesus Ribeiro, a heroína Anita Garibaldi, ícone da história tanto catarinense quanto brasileira. As ações da entidade estão pautadas no Código de Honra, cultuando as virtudes veracidade, simplicidade, honestidade e lealdade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...