As bebidas isotônicas, encontradas em diversos sabores, são muito consumidas por quem pratica atividades físicas para repor as energias e evitar a desidratação do corpo. “Esse tipo de bebida promove uma absorção rápida destes sais pelo organismo e ainda fornece carboidratos, que servem de energia para os músculos durante os exercícios, prevenindo a câimbra e fazendo com que a pessoa consiga treinar por mais tempo, com menos desgaste do corpo”, afirma a nutricionista Michelle Carpiné Ost, da Unimed Costa Oeste.
Os isotônicos também são indicados para casos de desidratação causada por intoxicação alimentar, diarreia ou qualquer outra disfunção do organismo.
Riscos de beber isotônico
O que muitos não sabem é o que, em excesso, os isotônicos fazem mal à saúde, podendo desencadear ou piorar quadros de pressão alta e diabetes, além de promover o ganho de peso. A nutricionista explica que a prática de qualquer atividade física faz com que o organismo perca água, mas nem sempre é preciso repor os sais minerais.
“Para quem pratica atividades com duração de até uma hora - cerca de dez quilômetros para os corredores - o isotônico não é necessário. Já para meia maratona, por exemplo, ou exercícios superiores há uma hora, prolongados e extensos, as bebidas isotônicas são indicadas como forma de manter uma prática esportiva segura”.
Quantidade certa de isotônico

Para saber quanto pode consumir de isotônico, é importante que haja uma orientação nutricional, relacionando a atividade física praticada ou a patologia associada. "Se não há gasto efetivo das calorias ingeridas por meio desta bebida, o consumidor pode engordar”, afirma.
De acordo com a nutricionista, o ideal é ingerir de 200 a 400 ml de isotônicos antes dos exercícios e entre 50 ml e 2 litros de água e isotônico durante os exercícios, dependendo da quantidade de suor perdida.
Após o término das atividades, ela recomenda de 1,5 litros de líquidos para cada quilo perdido. Nesse momento, o consumo de frutas também é indicado. "Para calcular quanto foi perdido de suor, o ideal é que a pessoa se pese antes de começar o exercício e, após, se houve uma perda de 400 gramas, cerca de 400 ml de líquido pode ser reposto", explica. O correto é repor esta quantidade com metade de água e metade com isotônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário