segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Profissionais de restaurantes serão capacitados pelos melhores chefs do país

 
Um bate-papo sobre gastronomia e cultura e troca de saberes está agendado para as 19h30min no restaurante Bistrô
 
Às 21h será servido um jantar para convidados e imprensa com os pratos elaborados na atividade prática (Fotos: Divulgação)
 
A oportunidade é de saber o que há de novidade na arte culinária e usando produtos regionais. As atividades para os estabelecimentos gastronômicos participantes do Festival Sabores de Lages ocorrem nesta segunda (8) e terça-feira (9), organizadas pela Fundação Cultural de Lages (FCL) e Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae). Os chefs Fabiano Gregório, de Florianópolis, e Tanea Romão, de Tiradentes (MG), estiveram no mês passado no Terra Madre, maior festival de Slow Food do mundo, e serão os capacitadores. O restaurante Kitanda Brasil, de Tanea, foi escolhido pela Revista Quatro Rodas como um dos 50 melhores do país.
As atividades práticas ocorrem das 14h às 18h na cozinha da Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc). Nas receitas serão usados produtos da região. Um bate-papo sobre gastronomia e cultura e troca de saberes está agendado para as 19h30min no restaurante Bistrô. Logo mais, às 21h, será servido um jantar para convidados e imprensa com os pratos elaborados na atividade prática.

Programação
Dia 08/12 – segunda-feira
14h às 18h – Atividade prática com restaurantes participantes do Festival
Local: Cozinha da Fiesc, na rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102, Centro
19h30min – Painel temático: gastronomia e cultura
Local: Restaurante Bistrô, na Via Gastronômica, 483, Centro
21h – Jantar, com pratos elaborados com ingredientes locais

Dia 09/12 – terça-feira
14h às 18h – Atividade prática com restaurantes participantes do Festival
Local: Cozinha da Fiesc, na rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102, Centro
19h30min – Troca de saberes com a chef Tanea Romão
Local: Restaurante Bistrô, na Via Gastronômica, 483, Centro
21h – Jantar, com pratos elaborados com ingredientes locais

O que é Slow Food
Slow food, que em português significa comida devagar, é um conceito de alimentação que defende a importância de comer bem e devagar, para poder apreciar uma comida bem elaborada e também o momento da refeição. Conforme informações no site http://www.tuasaude.com/slow-food/, o conceito Slow Food tem a intenção de contrariar a tendência do Fast Food (comida rápida), que são comidas de simples confecção e geralmente de má qualidade nutricional. A descoberta e educação dos sabores diferentes, e a promoção dos restaurantes de comidas típicas regionais são também o foco do conceito que já se tornou um movimento internacional para se retornar a boa gastronomia. Fundado por Carlo Petrini, em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...