quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Lages já conta com 50 novos abrigos de ônibus modernos e sustentáveis

 
Entre as regiões de maior embarque estão as avenidas Presidente Vargas e Dom Pedro II, e próximo à praça Joca Neves
 
O empresariado é convidado a participar, numa causa de responsabilidade social, além de funcional de todo cidadão que usufrui dos ônibus (Foto: Marcio Avila)
 
Estão instalados em Lages 50 novos abrigos, através do projeto Abrigar é Ser Solidário, para passageiros usuários do transporte coletivo da Transul. As instalações estão sendo executadas pela empresa Alphaville Mídia, de Barueri (SP), numa parceria público-privada. O empresariado é convidado a participar, numa causa de responsabilidade social, além de funcional de todo cidadão que usufrui dos ônibus.
São abrigos confeccionados com aço galvanizado e vidro, iluminados através de uma conexão à rede pública de energia, garantindo segurança e conforto, com espaço dimensionado composto por assento de madeira destinado preferencialmente a idosos, gestantes e mulheres com crianças de colo, além de contar com local reservado para cadeirante, com medida padrão de acessibilidade.
Os abrigos estão sendo postos em ruas e avenidas de alto fluxo de usuários. Estão sendo fixados como substituição a abrigos velhos e ultrapassados (madeira e politereftalato de etileno – PET) que não atendem mais as necessidades da população. Os removidos passam por reforma e novamente são transportados e utilizados em locais com menos movimento. Entre as regiões de maior embarque estão as avenidas Presidente Vargas e Dom Pedro II, e próximo à praça Joca Neves. O trabalho de instalação, intensificado, iniciou há mais de 30 dias. A fabricação das peças acontece em Lages.
Os abrigos dispõe de espaço para empresas fazerem publicidade, sem poluição visual, mediante patrocínio, que servirá de custeio à fabricação e manutenção. Os abrigos não geram custos para a prefeitura.
Cada espaço tem investimento de aproximadamente R$ 12 mil, havendo medidas de largura variáveis, segundo a espessura das calçadas nos diferentes pontos da cidade. “É um ótimo método de divulgação de marcas e produtos empresariais, além do compromisso de se preocupar com o bem-estar de quem utiliza ônibus. É uma estratégia de marketing, com visão nos pontos de maior movimentação de clientes em potencial”, diz o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.

Mais cem abrigos até março
Até março do próximo ano deverão ser instalados mais cem abrigos, chegando-se ao total da primeira etapa planejada: 150. “É um processo de reformulação geral em toda a cidade. Apresentamos na semana passada, em Brasília, no Ministério das Cidades, com o prefeito Elizeu Mattos, sugestões de mudanças no sistema de transporte coletivo em nosso município, visando pontos de embarque e das vias por onde passam os ônibus. Queremos convidar as pessoas a utilizar mais os ônibus e resgatar a dignidade de quem precisa ou o faz como opção”, pontua Raineski.
Há um projeto especial para os principais bairros de Lages, levado ao Ministério das Cidades, com revitalização dos pontos de ônibus a partir de miniterminais, humanizando os locais, com maior conforto e funcionalidade, incluindo rede aberta de internete abrigos para bicicletas. As quatro áreas de abordagem em Brasília foram pavimentação de vias por onde passa o transporte coletivo, qualificação do serviço, corredores exclusivos para ônibus e miniterminais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...