quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Consultório odontológico impressiona pelo tamanho e estrutura

 
A capacidade de atendimento é de dois pacientes simultaneamente, com duas cadeiras automáticas, contendo os mais modernos equipamentos dentários encontrados no mercado
 
O serviço é formado por aparelhos de última linha, a exemplo do profi, destinado à limpeza de dentes, para retirada de tártaros e placas, e canetas odontológicas (Foto: Sandro Scheuermann)
 
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guarujá, inaugurada no dia 3, conta com ampla estrutura física. Situada na rua vera Cruz, atende a população dos bairros Guarujá e Dom Daniel e do loteamento Morada do Sol, abrangendo 6.166 habitantes, com acompanhamento de 2.110 famílias. O complexo em saúde compreende um espaço de 388,90 metros quadrados, com investimentos de R$ 665.168,33, somados recursos federais e municipais.
Uma de suas salas, um consultório odontológico com capacidade para atendimento de dois pacientes simultaneamente, com duas cadeiras automáticas, contém os mais modernos equipamentos dentários encontrados no mercado. O serviço é formado por aparelhos de última linha, a exemplo do profi, destinado à limpeza de dentes, para retirada de tártaros e placas, e canetas odontológicas.
O consultório odontológico possui tamanho mais que duas vezes maior do que a antiga estrutura. Fazem parte ainda sala de desinfecção e de esterilização com autoclave e farmácia com entrega de medicamentos mediante prescrição do dentista. Escovas e cremes dentais são entregues para pacientes economicamente carentes. Duas equipes de saúde bucal são responsáveis por assistir à comunidade – odontólogos Carlos Savio Lorenzetti e Bruno Gamba de Souza, e duas Auxiliares de Saúde Bucal. O serviço antes funcionava no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Irmã Dulce. “Era uma estrutura bastante apertada e antiga”, diz Lorenzetti.
De acordo com ele, os aparelhos foram adquiridos com recursos do Programa Brasil Sorridente, uma parceria entre o governo federal e prefeitura. Os dois dentistas prestam consultas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, através de agendamento feito às sextas, às 13h. O paciente deve apresentar documento de identidade e o Cartão da Família. Pessoas acima de 60 anos não precisam comparecer para marcar consulta, basta se dirigir direto ao consultório. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3225-0232.

Serviços prestados
Competem ao atendimento de uma Unidade de Saúde diversos tipos de restauração (obturação, selante, estética), profilaxia (limpeza), extrações, encaminhamentos para exames (ao Centro de Especialidades Odontológicas, na Uniplac) e próteses totais (dentadura) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As duas equipes de Saúde Bucal disponibilizam orientação sobre higiene bucal (dentes, língua e bochecha) para estudantes da rede de ensino municipal. Nas palestras há também o compartilhamento de métodos corretos de alimentação.
Na própria Unidade de Saúde é aplicado o flúor. São oferecidos, inclusive, atendimentos especializados a gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos, de acordo com os grupos com encontros desenvolvidos pela Secretaria de Saúde. “Cabe ao trabalho de prevenção, ainda, as visitas domiciliares, em que está inserido o repasse de informações acerca da higienização da boca de bebês ou da prótese dos idosos”, reitera Bruno Gamba de Souza.

Classificação de risco
Em média, de acordo com o tempo de preparo e esterilização de aparelhos, e de atendimento de emergências e urgências, são atendidas 20 pessoas diariamente, contando-se o trabalho dos dois odontólogos. A classificação de risco que será implementada em 2015 pela Secretaria de Saúde UBSs também beneficiará pacientes que buscam este instrumento de atendimento odontológico.
Ao chegar na Unidade, se buscará agilidade no atendimento a partir da avaliação de cada caso em vermelho (alto risco), amarelo (intermediário) ou verde (baixo risco ou sua ausência), com posterior encaminhamento, de acordo com o resultado da análise.

Recesso
No período de fim e início de ano (2014/2015), a UBS do Guarujá, com seus atendimentos médicos e odontológicos, entrará em recesso no dia 24 de dezembro, retornado às atividades nos dias 29 e 30, parando novamente após e retornando em definitivo no dia 5 de janeiro de 2015.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto do IFSC capacitará famílias agricultoras ligadas à Agrilages

  4 As famílias produtoras que compõem a Agrilages receberão capacitações e fomentos para otimizarem sua produção frente às mudanças climáti...