quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Você sabe para que serve cada um de seus dentes?

PRIMEIRA DENTIÇÃO


A formação da arcada dentária começa quando ela ainda está no ventre da mãe, no quarto mês de gestação. Os primeiros dentes começam a nascer por volta dos seis meses de idade. Primeiramente, aparecem os de baixo e depois os de cima. Aos três anos, essa formação, que conta com 20 dentes, completa-se. Já aos seis, começa a primeira troca. "A dentição permanente inicia com a erupção dos primeiros molares, que se localizam atrás de todos os de leite, ainda na infância. Mas as mães não sabem disso, descuidam da higiene e deixam cariar”, diz a especialista em Ortodontia, Maria Paula Borghi.

DENTIÇÃO MISTA


A fase de dentição mista (dentes de leite e permanentes) vai até, aproximadamente, os 10 anos. Aos 12, todos os dentes já nasceram com exceção dos sisos que surgem por volta dos 18 anos.  

ADULTOS


Quando adultos, temos 32 dentes. Quatro incisivos, dois caninos, quatro pré-molares e seis molares na parte superior e a mesma quantidade na arcada inferior.

INCISIVOS


Os incisivos ficam na parte da frente da arcada e servem para cortar alimentos. “Além de auxiliar na deglutição, eles exercem função fonética, impedem a passagem de ar e nos ajudam a produzir determinados sons”, diz a especialista em Ortodontia, Maria Paula Borghi.

CANINOS


Maiores e mais fortes dentes da boca, os caninos são responsáveis por rasgar, dilacerar o alimento. Também conhecidos como presas, eles aparecem na arcada dentária da maioria dos animais onívoros e carnívoros.  

PRÉ-MOLARES


Localizados logo após os caninos, os pré-molares tem função muito parecida com as dos molares, segundo a especialista em Ortodontia, Maria Paula Borghi, que é triturar a comida deixando em porções menores.

MOLARES


Os molares estão divididos em três tipos de dentes: o primeiro, o segundo e o terceiro (também conhecido como dente siso ou do juízo). São responsáveis pela fase final da mastigação, moendo o alimento, antes da deglutição.

MASTIGAÇÃO


Quem não mastiga corretamente engole pedaços maiores de comida e acaba sobrecarregando o estômago. “Se a pessoa apresenta falta de dentes, a digestão será mais demorada, porque o estômago terá de fazer o trabalho que deveria ter sido realizado ainda na boca, que é onde a digestão começa”, afirma o implantodontista Luiz Octavio Benatti Jr.

TERCEIRA IDADE


“Geralmente, devido à falta de dentes, pessoas da terceira idade têm de colocar os alimentos no liquidificador para conseguir se alimentar. Contudo elas deixam de ingerir cálcio, determinadas vitaminas e começam a ficar mais fracas o que pode ocasionar osteoporose e anemia, por exemplo”, diz o implantodontista Luiz Octavio Benatti Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: entrou em operação hoje o semáforo inteligente na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos

  A tecnologia identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real A Prefeitura de La...