Muita gente fica chateada com esse problema. Antes de tudo, não existem motivos para suspeitar da sua peça de prata que escureceu.
O que acontece é que, geralmente, a prata que se usa na joalheria é uma prata ligada a outros metais. Entre eles o cobre, que é um metal avermelhado que interfere na cor branca da prata. Essa liga é necessária para tornar a prata mais resistente, mais dura. Este fenômeno de escurecimento é chamado de oxidação. Para que aconteça, basta que a peça esteja em contato com o oxigênio. Ou seja, uma peça de prata pode escurecer mesmo estando na vitrine de uma loja sem nunca ter sido usada.
Outros fatores contribuem para o escurecimento, como pessoas que possuem um nível elevado de ácido úrico (substância produzida pelo nosso organismo). Devido à presença dessa substância, pode se acelerar o escurecimento da joia. Contato com água sanitária, anti-sépticos (com enxofre), colas brancas, perfumes, água oxigenada e cloro também contribuem para esse processo.
Mas, é importante lembrar que esse escurecimento é apenas uma camada externa e não afeta a qualidade da joia. Pode ser removida facilmente por um profissional ou até em casa com produtos específicos para limpeza de metais brancos.
Solução:
Existe uma maneira de amenizar este sintoma – . A primeira e mais eficiente seria um banho de rodium na peça de prata. Outra solução seria a forma de armazenar suas peças em casa: elas devem ser guardadas em sacos plásticos bem fechados, o que não vai evitar o escurecimento , mas sim prolongar a limpeza da joia.
Você deve saber: usar um anel de prata e não querer que ele escureça é o mesmo que usar uma roupa de linho e não querer que ela amasse.
Faz parte da beleza da joia de prata um escurecimento sutil e natural. É um sinal de vínculo, de uso; agora ela faz parte da sua história.
Pergunta Feita pela aluna: Rosane Martins Alves 3º ano matutino ITP
Nenhum comentário:
Postar um comentário