O papa Francisco inicia hoje (28) visita de três dias à Turquia, uma viagem com importante significado ecumênico. O programa inclui encontros com as principais lideranças políticas do país e uma visita à Mesquita Azul.
A viagem do papa à Turquia, país de 77 milhões de habitantes, com larga maioria muçulmana, vai permitir o segundo encontro este ano com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, o atual primado da Igreja Ortodoxa de Constantinopla. Com ele, Francisco celebrará em Istambul a festa de Santo André, patrono da congregação.
O primeiro dia do papa na Turquia, dirigida desde 2002 pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, com origem no islamismo político), está reservado a encontros com os principais dirigentes políticos do país.Os dois chefes religiosos já se encontraram em 25 de maio em Jerusalém, durante celebração ecumênica na Igreja do Santo Sepulcro.
Logo após desembarcar em Ancara, no início da tarde de hoje, o chefe da Igreja Católica visitará o mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia em 1923, manterá encontros com o presidente Recep Tayyip Erdogan e outras autoridades, antes de uma audiência com o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu.
A agenda prevê ainda encontro com o representante do governo para assuntos religiosos, a mais importante autoridade muçulmana da Turquia, e diversos embaixadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário