segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Semasa sofre prejuízos, mas abastecimento de água é normal

 
A tempestade gerou fortes raios que danificaram equipamentos da estação de captação de água no Caveiras, na Estação de Tratamento de Água e o Centro de Controle Operacional, no Popular, além da Estação de Tratamento de Esgoto do Caça e Tiro
 
Não houve registro anormal de falta de água durante este período, segundo o secretário Vilson Rodrigues (Foto: Comunicação Social / Arquivo)
 
A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) teve uma série de prejuízos e avarias na infraestrutura operacional e no sistema geral de captação, tratamento e distribuição de água em decorrência da tempestade de granizo na tarde de segunda-feira (13). O montante de prejuízos foi avaliado em cerca de R$ 1,2 milhão.
A tempestade gerou fortes descargas elétricas (raios) que danificaram equipamentos da estação de captação de água no rio Caveiras, na Estação de Tratamento de Água (ETA) e o Centro de Controle Operacional (CCO), no bairro Popular, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Caça e Tiro). Equipamentos elétricos foram queimados, o sistema de telemetria ficou debilitado pela queima de componentes e o sistema de monitoramento ficou fora do ar devido às câmeras queimadas.
Grande parte do telhado de fibrocimento foi perfurado pelo granizo, vidros se quebraram, inversores instalados na ETE-Caça e Tiro e na estação de captação foram queimados devido a curto-circuito, além de computadores, motor do portão de entrada, switchers, central telefônica; veículos tiveram lataria avariada, vidros e lanternas danificadas.
O secretário da Semasa, Vilson Rodrigues, diz ainda que há problemas localizados e temporários no abastecimento de água, ocorridos na terça-feira (14) e na quinta-feira (16), provocados pela queima de motores devido a água da chuva. Vilson afirma que os serviços prestados pela Semana estão normalizados e que equipe de pessoal desta secretaria está auxiliando os trabalhos da Defesa Civil em atendimento à população atingida pela tempestade de granizo. “Não houve registro anormal de falta de água durante este período. O atendimento ao público não teve de ser paralisado”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...