sexta-feira, 31 de outubro de 2014

É possível encaixar todos os planetas entre a Terra e a Lua?

Quando você olha para Lua, geralmente ela parece próxima e solitária no céu. Tem noites que ela realmente aparenta que pode ser tocada apenas subindo em um prédio bem alto. Entretanto, a distância entre o satélite e nosso planeta é tão grande que dá para encaixar todos os planetas do sistema solar entre eles.
Fraser Cain, do site Universe Today, resolveu tirar a prova utilizando para isso os dados fornecidos na página Solar System da NASA. O editor chegou aos seguintes resultados:

Média de diâmetro dos planetas (km)

Como a distância entre a Terra e a Lua é de 384.400 km, todos os planetas poderiam ser alinhados com folga no percurso. E o mais legal é que ainda sobram 4.392 km de espaço.

Viagem para Lua

Mas o que poderíamos fazer com o espaço que ficou sobrando entre os planetas? É fácil, basta colocar Plutão no caminho. Como ele mede aproximadamente 2.300 km ainda nos resta cerca de 2.092 km para explorar. Portanto, ainda dá para colocar mais algumas estrelas ou um planeta minúsculo no lugar.
O site WolframAlpha (especializado em cálculos e informações gerais) pode fazer a apuração automaticamente para você através do diâmetro total dos planetas. Entretanto, ele também inclui o tamanho da Terra na soma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...