Hoje em dia a "geração saúde" está presente em todo lugar e só se ouve falar do que faz bem e o que pode causar danos ao organismo. Há dicas e opções para todos os perfis de pessoas. Em meio a isso, surgem inúmeras recomendações contraditórias: enquanto um afirma que determinado alimento está liberado, outro especialista [ou amigo] recomenda evitá-lo. Com tantos cardápios à frente, o que fazer? Quais realmente ajudam a manter a saúde em dia ou até mesmo emagrecer? Quer ver só? Você já deve ter ouvido por aí alguém dizer que "ingerir alimentos ricos emcarboidratos à noite engorda", certo? Ou ainda que banana reduz câimbra e abacate engorda?
Com tantos mitos rondando as nossas refeições, o Tempo de Mulher conversou com Ana Luísa Vilela, especialista em nutrição, para desvendar algumas dessas lendas alimentares. Uma delas, por exemplo, é aideia de que o "suco de beterraba acaba com a anemia". Mesmo com muitas pessoas ainda acreditando nisso, já anote aí que essa afirmação é falsa. A beterraba tem ferro, sim, mas é rica mesmo em açúcares. Por sua vez, as carnesvermelhas e folhas verdes, sim, estas são ricas em ferro e podem ajudar na anemia. Outro mito bem difundido por aí é ode que "fazer atividade física em jejum ajuda a emagrecer". Ana Luísa explica que depende, além dessa não ser uma forma saudável deemagrecer. Isso porque quando acordamos e estamos há horas sem nos alimentar,nossa glicemia (o nível de açúcar no sangue) fica baixa.
Sendo assim, corridas leve sou mesmo pedaladas de 30 minutos, feitas por pessoas condicionadas, podem trazer uma queima de gordura mais adequada.Do contrário, pode ocasionar tontura ou até mesmo desmaio por causa da falta de açúcar no sangue. O ideal é ingerir um suco ou comer uma fruta, evitando ficar em jejum. "Qualquer exercício físico aeróbico intenso pode ajudar a emagrecer, mas a prática em jejum pode levar a uma perda maior de fibras musculares, sendo esse um emagrecimento não tão saudável",alerta a nutróloga. Quer descobrir quais são os 10 principais mitos sobre alimentação?
COMER ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATOS À NOITE ENGORDA?
MARGARINA É MAIS SAUDÁVEL DO QUE A MANTEIGA?
MITO. Ambas podem serconsumidas com moderação, mas a margarina é menos saudável do que a manteiga porque ela possui gordura do tipo trans [nome dado à gordura vegetal que sofre um processo industrial]. Esta que pode causar sérios danos à saúde, como aumentar os níveis de colesterol ruim (chamado de LDL - em inglês significa Low Density Lipoprotein, ou seja, lipoproteínas de baixa densidade - responsáveis pelo transporte de lipídeos [gordura] no sangue).Além disso, a gordura trans reduz o colesterol bom do organismo (conhecido como HDL - High Density Lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade -, que tem como função absorver os cristais de colesterol depositados nas artérias e transportá-los de volta para o fígado com o objetivo de eliminá-los do organismo).
COMER ABACAXI APÓS AS REFEIÇÕES AJUDA A EMAGRECER?
MITO. A verdade é que afruta não tem o poder de queimar calorias. Mas ela possui uma substância chamadabromelina, que ajuda o corpo na hora de digestão de gorduras. "Ele não emagrece, mas pode acelerar a digestão", explica Ana Luísa Vilela.
SUCO DE BETERRABA ACABA COMA ANEMIA?
MITO. A beterraba tem ferro, sim, mas é rica mesmo em açúcares. As carnes vermelhas e folhas verdes, sim, estas são ricas em ferro e podem ajudar no tratamento da anemia.
O OVO AUMENTA O COLESTEROL?
MITO. "Isso é um mitoque tem sido muito estudado. E hoje se sabe que a proteína do ovo tem alto poder biológico e que a gema não só tem substâncias que ativam os neurônios, como também previnem problemas de visão. Portanto, o consumo de um ovo [cozido] por dia pode ser, sim, saudável sem correr risco de aumento do colesterol", explica a especialista em nutrição Ana Luísa Vilela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário