terça-feira, 21 de outubro de 2014

Defesa Civil distribui 20 mil telhas nesta terça-feira

 
Embora ainda haja apreensão e ansiedade pela espera das peças de fibrocimento por quem precisa da doação, que está prestes a chegar, a euforia e o sentimento de alívio estão estampados nos rostos das famílias contempladas
 
Solicita-se à população que seja mantido o tom de tranquilidade tomado pela operação (Foto: Nilton Wolff e Sandro Scheuermann)
 
Nesta terça-feira (21) inicia o sétimo dia dedicado à distribuição de telhas em Lages. Serão servidos 18 bairros. O que se nota pelas ruas é um cenário diferente do da semana passada. Embora ainda haja apreensão e ansiedade pela espera das telhas de fibrocimento por quem precisa da doação, que está prestes a chegar, a euforia e o sentimento de alívio estão estampados nos rostos das famílias contempladas depois da tragédia que assolou a cidade na segunda-feira, dia 13.
Cumprindo a rotina, os caminhões da prefeitura e das Forças Armadas retomaram as entregas por volta das 8h desta terça, com saída da central de logística, na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, no Caravágio. “A tragédia que atingiu 60% da nossa cidade está sendo contornada. Foi um problema muito grave. Hoje serão entregues mais de 20 mil telhas, mas cerca de 40 mil deverão chegar ao longo do dia. Àqueles que já receberam pedimos solidariedade, para que repassem as lonas para outros moradores até que as telhas cheguem. O granizo foi uma situação adversa, em que todos devem se dar as mãos para que recebam apoio”, complementa o secretário-executivo da Defesa Civil do município, Adilson Panek.

Recebimento de 40 mil durante o dia
O coordenador regional da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin, pontua que somente pela manhã desta terça-feira deverão chegar ao pátio da central de logística cerca de 30 mil telhas, e mais dez mil até a tarde. “Estão vindo de Criciúma (SC), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Estas que saíram para entrega hoje cedo foram descarregadas nesta madrugada”, informa.
Defesas Civis do Estado e do Município solicitam à população que seja mantido o tom de tranquilidade tomado pela operação. “Até sexta-feira, 24, estimamos a chegada de mais 80 mil telhas em Lages, partindo de hoje. Nós, da Defesa Civil do Estado, temos a previsão de, no sábado, 25, estarmos com a cidade quase que inteiramente estabilizada e normalizada e, na semana que vem, atender os casos pontuais, ou seja, situações em que o morador não estava em casa quando o caminhão passou ou, porventura, o veículo não tenha passado ainda”, comunica.

Mutirões
Por outro lado, o coordenador regional reitera pedidos de voluntariado. “Mão de obra especializada está bem difícil de ser encontrada, por isso, o próprio cidadão terá de providenciar a colocação das telhas. A exemplo de cidades do Vale do Itajaí, como Rio do Sul e Blumenau, as pessoas podem realizar mutirões para a colocação das novas telhas e pedimos muito cuidado, pois foram registrados dois óbitos em Lages”, recomenda.
Os telhados são íngremes e devido às chuvas da semana passada, estavam lisos. “Pedimos total atenção”, alerta, enfatizando que, apesar de o céu estar nublado, não há previsão de chuva até sexta. No sábado, segundo o Centro de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), há previsão de apenas cinco milímetros acumulados de chuva entre tarde e noite.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...